
GNR de Albergaria-a-Velha equipada com novo DAE
A Guarda Nacional Republicana (GNR) de Albergaria-a-Velha recebeu, ontem, um novo Desfibrilhador Automático Externo (DAE), equipamento que ficará instalado na viatura utilizada pelo posto territorial.
A entrega enquadra-se no projeto municipal de disponibilização de desfibrilhadores em vários espaços públicos e junto de entidades estratégicas do concelho. No total, já existem 20 DAE ao dispor da população e das forças de segurança, sendo o terceiro maior do país em termos de número de dispositivos distribuídos. Até ao momento, 192 pessoas receberam formação em Suporte Básico de Vida e utilização de DAE, entre colaboradores da autarquia, membros de associações culturais e também militares da GNR.
O objetivo passa por garantir uma resposta mais rápida e eficaz em situações de paragem cardiorrespiratória. Os elementos da GNR, frequentemente os primeiros a chegar ao local em cenários de acidentes de viação, incêndios ou desastres naturais, ficam assim mais capacitados para prestar assistência imediata até à chegada dos operacionais dos bombeiros ou do INEM.
Projeto que anda nas ruas
Durante a entrega, João Oliveira, Coordenador Municipal de Proteção Civil, destacou a importância da proximidade entre estes equipamentos e a população. «Como estes veículos andam sempre na rua, há uma aproximação da população a um desfibrilhador automático externo. Quanto mais cedo o desfibrilhador for aplicado, maior é a possibilidade de salvar vidas. O nosso objetivo é continuar a equipar cada vez mais espaços públicos, incluindo escolas, porque as paragens cardiorrespiratórias não têm hora nem idade».
O coordenador sublinhou ainda que o concelho é já dos mais avançados da região neste investimento, e que o projeto não tem fim. «Haverá sempre mais um espaço a proteger e mais um local a equipar».
Também o presidente da câmara municipal, António Loureiro, enalteceu a colaboração da GNR e a relevância deste reforço para a proteção da comunidade. «Este é um território que, com estes projetos, se torna mais resiliente. Sabemos que muitas vezes a GNR chega primeiro que os bombeiros a um acidente, e agora terá condições acrescidas para prestar socorro. Agradecemos a disponibilidade e empenho da instituição em abraçar esta iniciativa e em preparar os seus profissionais», revelou.
O autarca recordou ainda que este investimento integra um plano mais vasto de apoio à população, do qual fazem parte projetos como a teleassistência, já com cerca de uma centena de dispositivos distribuídos a cidadãos seniores em situação de isolamento, que monitorizam não apenas questões de saúde, mas também de apoio psicológico e social.
De acordo com os responsáveis municipais, o projeto já contribuiu para salvar vidas no concelho. Houve, pelo menos, uma situação em que a rápida intervenção com suporte básico de vida, realizada por operacionais formados, permitiu a sobrevivência de vítima em paragem cardiorrespiratória.
A entrega do DAE à GNR de Albergaria-a-Velha representa o reforço de uma estratégia municipal de proteção civil, que procura garantir a segurança da população e, paralelamente, contribuir para o aumento da capacidade de resposta em situações de emergência.












