Última Hora
Pub Da Fabrico 20260605
Pub Da Dfis Licenciaturas 20260527
Pub Da Inova Webinar 20260611
Pub

Museu de Aveiro é um caso «de sucesso» e «único» há dez anos

Fez ontem dez anos que entrou em vigor o contrato que permitiu a passagem da gestão nacional do museu de Aveiro para a Câmara de Aveiro e os números que apresenta são positivos

A gestão municipal do Museu de Aveiro/Santa Joana completou ontem dez anos e a Câmara de Aveiro comemorou a data com a apresentação dos resultados desde que assumiu esta mudança, a 1 de agosto de 2015, quando entrou em vigor o contrato interadministrativo de delegação de competências, do Estado para a autarquia, sendo que um dos números divulgados aponta para um aumento de 72 por cento no número de visitantes.
Outros números, feitas as contas, resultam num investimento médio anual no museu, por parte da autarquia, de 600 mil euros, de um total de seis milhões durante esta década. «Nem a soma de muitos anos (caso o investimento fosse naci­onal) chegaria aos seis milhões de euros», disse o presidente da câmara, Ribau Esteves.
A cerimónia de ontem serviu para celebrar «uma década de sucesso na aposta na descentralização e gestão de valores culturais de dimensão nacional e mundial, integrando-se na estratégia turística» que a autarquia implementou.
Na contabilidade de “O que mudou?” nos dez anos da gestão municipal, a câmara regista mais 132 por cento de receitas próprias, mais 30 por cento de recurso humanos, além da totalidade do acervo inventariado e disponível se encontrar “online”, além das 88 exposições temporárias.

Para continuar a ler este artigo

Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agora
Se já é nosso
assinante:
Inicie sessão
Agosto 2, 2025 . 08:30

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right