
“Oficina da Empatia” fomenta o trabalho intergeracional
Uma turma do 4.º ano do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento, em Aveiro, participou, recentemente, numa inspiradora ação de voluntariado em parceria com a APPACDM de Aveiro. A iniciativa, inserida no projeto “Oficina da Empatia”, teve como principal objetivo fomentar o trabalho colaborativo e intergeracional, desenvolvendo nos mais novos competências de cidadania global, empatia e solidariedade.
A atividade surgiu no âmbito do projeto de intervenção e investigação “A aprendizagem de um cidadão inspirador e inovador”, desenvolvido por Beatriz Coquim, aluna do 2.º ano do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro, no contexto da sua Prática Pedagógica Supervisionada.
Durante a sessão, os alunos tiveram a oportunidade de interagir com os utentes da APPACDM através de momentos de diálogo e partilha, refletindo sobre pequenas ações capazes de melhorar o mundo. A atividade incluiu, ainda, a construção e pintura de pequenos moliceiros em massa de modelar, que serviram para guardar simbolicamente essas ações.
União entre gerações
Num gesto simbólico de compromisso com o futuro, os alunos enterraram no espaço exterior da escola um frasco em forma de moliceiro, contendo os registos das ações definidas em conjunto - um gesto que materializa o envolvimento das crianças na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
O encontro revelou-se uma experiência enriquecedora para todos os participantes. Crianças e adultos trocaram experiências, aprenderam em conjunto e destacaram a importância do voluntariado como ferramenta de transformação social. Tanto os alunos como os participantes da APPACDM expressaram o desejo de repetir a iniciativa.
A “Oficina da Empatia” demonstra o potencial da educação para além das paredes da sala de aula, ao integrar a comunidade e valorizar o respeito, a diversidade e a colaboração. Projetos como este contribuem para a formação de cidadãos mais conscientes, solidários e comprometidos com um futuro melhor para todos.












