
Roteiro de Descarbonização do Setor Eletromecânico reuniu mais de 100 empresas, especialistas e entidades
O Seminário de Apresentação do Roteiro de Descarbonização do Setor Eletromecânico, que se realizou no final do mês passado, no auditório da AIDA CCI - Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro, em Aveiro, reuniu mais de 100 empresas, especialistas e entidades estratégicas para debater soluções concretas para a transição sustentável do setor.
Promovido pela AIDA CCI e pela ANEME – Associação Nacional das Empresas Metalúrgicas e Eletromecânicas, teve como principal objetivo apresentar e divulgar o Roteiro de Descarbonização, um documento estratégico desenvolvido no âmbito do “CO2 Metal Roadmap”.
O roteiro fornece um plano estruturado e setorial, ajudando as empresas «a compreender de forma clara as metas e métricas para reduzir as emissões de gases de efeito de estufa, bem como as soluções tecnológicas e os investimentos necessários para uma transição eficaz».
A sessão de abertura contou com Fernando Paiva de Castro, presidente da AIDA CCI, e com Paulo Salvador Barradas, presidente da ANEME, que destacaram a importância desta iniciativa para a competitividade e sustentabilidade do setor.
Durante a tarde foram apresentadas ferramentas fundamentais para a descarbonização, com especial destaque para a “Calculadora CO2 Metal Roadmap”, apresentada por Beatriz Leitão, especialista em Transição Digital da Agência “Monstros”, que permite às empresas medir a sua pegada de carbono organizacional e identificar as melhores estratégias para reduzir as emissões. O sistema gera um plano personalizado, adaptado à realidade de cada organização.
Com a presença de Rodrigo Passos, diretor de Capacitação Empresarial do IAPMEI, foram apresentados, também, mecanismos de apoio à descarbonização, tendo sido discutidos programas de incentivo, financiamento e consultoria técnica disponíveis para apoiar as empresas na implementação de soluções sustentáveis.
«O “CO2 Metal Roadmap” é um instrumento que permitirá às empresas do setor eletromecânico tornarem-se mais competitivas, garantindo um planeamento sólido para reduzir as emissões e realizar investimentos sustentáveis com apoio técnico e estratégico», salientou Rodrigo Passos.
A sessão contou, ainda, com intervenções de Elisabete Rita, diretora-geral da AIDA CCI, que apresentou os objetivos do plano de ação do “CO2 Metal Roadmap”.
Na componente técnica, as especialistas Ana Gonçalves, da S317 Consulting, S.A., e Tânia Oliveira, da Systemic Consultoria em Sustentabilidade, detalharam o “Baseline da Descarbonização no Setor Eletromecânico” e o “Roteiro de Descarbonização do Setor Eletromecânico”, apresentando diferentes trajetórias e os investimentos necessários para atingir a neutralidade carbónica.
A sessão de encerramento contou com Fernando Alfaiate, presidente da Estrutura de Missão “Recuperar Portugal” (PRR - Plano de Recuperação e Resiliência), que reforçou o papel do roteiro na implementação de soluções sustentáveis e competitivas no setor. «É muito gratificante e reconfortante ver os resultados que este roteiro está a apresentar», acentuou Fernando Alfaiate, enfatizando que «os roteiros têm, precisamente, o papel de apoiar uma redução mais eficiente e mais rápida».