
Há um espaço do turismo nacional por desvendar em Leiria
Por estes dias, as atenções estão todas voltadas para Leiria naquela que é a maior feira de turismo do país. Falamos da BTL - Better Tourism Lisbon Market, que abriu portas ontem, na FIL, em Lisboa, onde o município de Leiria propõe, até domingo, conhecer um território «ainda com muito para dar» na área do turismo. Isso mesmo garantiu o presidente da autarquia na inauguração do “stand” do município convidado este ano na BTL.
Foi no “stand” “Visite Leiria” que Gonçalo Lopes destacou o «trabalho consistente» que tem sido desenvolvido pelo município no setor turístico, lembrando os «muitos jovens» embaixadores que «dão a cara» por Leiria «sem nada em troca», algo que se ganhou «com o amor ao território». «Os nossos emigrantes são muito importantes para captar investimento. Nós hoje temos jovens talentosos espalhados pelo país e pelo estrangeiro que continuam a ter um amor à nossa terra e sem a ajuda deles não conseguimos colocar Leiria a existir e esse é o nosso grande objetivo», sublinhou.
Na perspetiva de Gonçalo Lopes, a região Centro, a região de Leiria e o concelho «têm um espaço do turismo nacional por desvendar», sendo esse «um dos grandes desafios». «Muitas pessoas consideram que Leiria é, sobretudo, um destino de economia, de indústria, mais virado para as atividades económicas ligadas ao setor primário e secundário. Não valorizam a importância do turismo e é por isso que a nossa presença na BTL é importante. Para captar turistas, mas também para captar investidores, e hoje temos já projetos concretizados e outros novos em curso que irão transformar Leiria no futuro com novas ofertas hoteleiras», realçou o presidente do município leiriense, destacando ainda a necessidade de «dar segurança» aos investidores.
Nesta estratégia promocional, a cultura assume um papel importante e é, para Gonçalo Lopes, «decisiva» no que toca à afirmação de Leiria como destino, mas também como «identidade». Por isso, a agenda cultural tem estado “repleta” de atividades.
«Nada acontecia há uns anos. Hoje, temos pessoas a criticar, porque não há um fim de semana em que se consiga descansar», afirmou, acrescentando que o município conseguiu mudar o «paradigma» na «dinâmica cultural».
Reconhecendo a «diversidade» patente na agenda cultural de Leiria, desde os festivais alternativos às provas desportivas, Gonçalo Lopes acredita que são os públicos «tão abrangentes» que «transformaram Leiria numa cidade cosmopolita que atinge vários tipos de pessoas, dos jovens aos mais experientes».
Nova campanha «mostra irreverência»
A inauguração do “stand” “Visite Leiria” foi aproveitada para apresentar a nova campanha promocional, com a exibição de um vídeo que dá a conhecer a nova marca.
“#Leiria não existe sem ti” é «totalmente inovadora» e «mostra irreverência». «É muito habitual termos campanhas muito institucionais e muito direcionadas para o destino. O que conseguimos fazer foi transformar uma teoria negacionista [Leiria Não Existe] que se tinha tornado viral. Conseguimos tornar esta marca massificada nas redes sociais e a nível mundial», frisou o presidente do município, dando conta que o autocolante com a “hashtag” “#leirianaoexiste” correu o mundo e atraiu novos visitantes ao território.
O lançamento de uma nova campanha marca uma nova etapa na «promoção turística de Leiria». «“Sem ti” é o sentimento de ser embaixador de um território, de ser leiriense, de ser português e de amar a sua terra e a sua cultura. Por isso é que este vídeo, no nosso entender, está muito bem preparado, porque apresenta aquilo que é a juventude, a irreverência», afirmou Gonçalo Lopes que, ao nosso jornal, acrescentou que se trata também de «um virar de página», que poderá refletir-se futuramente no setor turístico local.