
Região de Aveiro “pisca o olho” ao mundo durante a BTL
Arrancou hoje a agora denominada BTL - Better Tourism Lisbon Travel Market, decorrendo até domingo na FIL - Parque das Nações, em Lisboa. Na sua 35.ª edição, organizada pela Fundação AIP, esta que é a montra de referência dos destinos nacionais e internacionais e a principal plataforma de compra de férias dos portugueses deixa para trás a antiga denominação (Bolsa de Turismo de Lisboa), evoluindo para uma identidade verbal mais alinhada com o compromisso com um turismo de melhor qualidade, sustentado em valores como a sustentabilidade, autenticidade, inclusão e responsabilidade social. A nova identidade da marca, desenvolvida pela Ivity Brand Corp, reforça, igualmente, o posicionamento além-fronteiras da BTL.
Durante cinco dias, profissionais de turismo, nacionais e internacionais, e turistas juntam-se na FIL para encontrar, conhecer e comprar as melhores ofertas. Em 2025, Leiria é o Município Convidado e a fadista Cuca Roseta é a Embaixadora da BTL Cultural, área onde se vivenciará uma experiência cultural única, sendo o fado o grande protagonista.
A estes dois bons motivos para visitar a BTL soma-se a presença em força do distrito. Com destaque para os 11 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), cujo “momento alto” é já amanhã, no “stand” do Turismo Centro de Portugal (Pavilhão 1 - Destinos Nacionais - Espaço 1A03).
“Mil e uma razões” para
visitar a região de Aveiro
Mantendo a sua estratégia de promoção conjunta e integrada dos 11 municípios, a CIRA, na atualização da Estratégia de Desenvolvimento Turístico da Região de Aveiro, em desenvolvimento, pretende aproveitar a ocasião para «consensualizar um conjunto restrito de projetos âncora». O objetivo, segundo o presidente do conselho intermunicipal da Região de Aveiro, é «a estruturação de produtos turísticos de base intermunicipal, diferenciadores, que contribuam para afirmar a região como um destino turístico de excelência, a nível nacional e internacional».
A propósito, Joaquim Baptista destaca que este ano será crucial para a candidatura do “Barco Moliceiro: Arte da Carpintaria Naval da Região de Aveiro” à Lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade que Necessita de Salvaguarda Urgente - UNESCO. Aliás, a importância desta candidatura será novamente reforçada amanhã no Momento Região de Aveiro.
«Estamos na BTL para divulgar e promover o nosso território, convidando todos a explorarem os encantos, com roteiros imperdíveis, que envolvem circuitos turísticos fascinantes, uma rica rede cultural e opções de visitação que mostram a verdadeira essência da nossa região», refere ainda o líder da CIRA.
Programa da CIRA na BTL
Amanhã
15 horas
• Vídeos: Regata Moliceiros | Grande Rota da Ria
de Aveiro
15.05 horas
• Abertura | Projeção
do vídeo “CIRA 35 anos
Unidos pela Força
da Água”
• Intervenção da vice-presidente da TCP, Anabela
Freitas
• Intervenção do presidente do Conselho Intermunicipal da Região de Aveiro,
Joaquim Baptista
15.20 horas
• Barco Moliceiro: Arte de Carpintaria Naval da Região de Aveiro | Candidatura UNESCO
• Agenda de Eventos Região de Aveiro 2025 | Ria
de Aveiro Weekend:
4 a 6 de julho
• 3.ª Edição do Millèsime - Encontro Nacional
de Espumantes: 29 a 31
de março
• 1.º Festival dos Moinhos
de Portugal: 12 a 13 de abril
• Maratona da Europa: 27
de abril