Última Hora
Ua Xperimenta Pub
Mc Donalds
Graterol Santos Pub
Adicionadevelopments Pub
Pub

Prémio Nobel da Paz em Aveiro para palestra sobre as alterações climáticas

Horizontes da Física promove, esta quarta-feira, um encontro onde marcará presença Ole Nielsen, que abordará a urgência da ação global num momento em que se verificam frequentemente eventos climáticos extremos

Esta quarta-feira, o evento Horizontes da Física contará com a presença de Ole Nielsen, uma figura de destaque no estudo das alterações climáticas e membro do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas (IPCC) em 2007 quan­do o organismo foi distingui­do com o Prémio Nobel da Paz. A palestra promete ser um momento esclarecedor sobre um dos temas mais prementes da atualidade: a influência humana nas alterações climáticas.

Com a evolução da investigação científica, tornou-se cada vez mais evidente que as alterações nos padrões meteorológicos têm origem nas atividades humanas. O próprio IPCC declarou recentemente que o envolvimento humano nestas alterações é inequívoco, sustentado por uma vasta base de dados científicos. No entan­to, apesar do consenso cien­tífico, persiste um forte ce­ti­cismo em relação ao tema. A desinformação, frequente­men­te propagada por determinados meios de comunicação e redes sociais, tem dificultado a adoção de políticas eficazes para a mitigação das alterações climáticas.

Na sua intervenção, Ole Nielsen irá abordar a urgência da a­ção global, especialmente num momento em que se veri­ficam eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes e intensos. As projeções indicam que a situação poderá a­gravar-se, tornando essencial a discussão sobre estratégias pa­ra reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e promover um desenvolvimento sustentável.

O evento Horizontes da Física destaca-se pela sua missão de divulgar e debater temas científicos de relevo, e esta palestra promete ser, de acordo com a FISUA, a entidade promotora, «um contributo fundamental para a sensibilização e compreensão do impacto humano nas alterações climáticas».Esta palestra, que decorre­rá no Auditório Renato Araújo, na Reitoria da Universidade de Aveiro (UA), às 21.30 horas, é aberta ao pú­blico e dirige-se a todos os interessados em compreender melhor a crise cli­má­tica e os desafios que se co­locam para o futuro. De salientar que a FISUA emitirá certificados de participação pa­ra todos aqueles que assistirem a pelo menos três das qua­tro palestras. Mais informações podem ser consultadas em www.fisua.pt.

Março 10, 2025 . 08:45

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right