
Câmara e APA inauguram reabilitação da rede hidrográfica
O município de Albergaria-a-Velha e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) inauguraram, na passada sexta-feira, o projeto de reabilitação e valorização da rede hidrográfica das áreas afetadas pelos incêndios de 2022, com uma visita a Porto de Riba - Soutelo, um dos locais intervencionados.
O projeto teve como objetivo a reabilitação e valorização fluvial de várias ribeiras afluentes dos rios Antuã e Jardim, da Ribeira do Fontão e do Esteiro de Canela, numa extensão total de aproximadamente sete quilómetros, atravessando essencialmente zonas agrícolas e florestais. No âmbito destas intervenções, foram plantadas 26 mil árvores, representando um investimento superior a 250 mil euros.
Durante a cerimónia, José Pimenta Machado, presidente da APA, elogiou o trabalho de colaboração entre a administração central e as autarquias locais para o bem do território e dos ecossistemas. Enfatizou ainda a importância de «olhar para os rios e reabilitá-los, usando a própria natureza». As intervenções deste projeto permitiram garantir o escoamento nas linhas de água, minimizar a erosão e o arrastamento dos solos e assegurar o uso balnear, especialmente nas áreas afetadas pelos incêndios rurais ocorridos em agosto de 2022. Os trabalhos foram conduzidos em três vertentes principais - hidráulica, ecológica e social - com o objetivo de aumentar a capacidade adaptativa do território às alterações climáticas.
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: