
Ribau Esteves admite derrota do PSD nas autárquicas
A derrota do PSD em Aveiro, nas próximas eleições autárquicas, com o candidato Luís Souto Miranda, «é uma possibilidade objetiva», afirmou o social-democrata Ribau Esteves em entrevista à SIC Notícias.
O autarca, que preside à Câmara de Aveiro desde 2013, ultrapassado pelo presidente do partido, Luís Montenegro, na escolha do candidato à autarquia, já atribui responsabilidades a uma provável derrota do partido. Luís Montenegro terá responsabilidades em caso de derrota do PSD em Aveiro? «Claramente que sim», respondeu Ribau Esteves. Para o autarca, o candidato ganhador ou, pelo menos, a melhor escolha do que a de Luís Souto Miranda, seria Rogério Carlos, atual vice-presidente da Câmara de Aveiro que «tem um conhecimento profundo e está dentro da dinâmica fortíssima» da autarquia, como defendeu.
Contudo, a opção da direção nacional do partido foi outra, a de Luís Souto Miranda, atual presidente da Assembleia Municipal de Aveiro, o que Ribau Esteves disse, na entrevista televisiva, constituir uma «escolha errada».
Mas o autarca, que não pode recandidatar-se ao cargo devido à lei da limitação de mandatos, divide a culpa de uma provável derrota do PSD - que apesar de tudo disse que não a deseja - entre Luís Montenegro e o próprio candidato a presidente da câmara.
Em caso de derrota, a responsabilidade será «do candidato e do presidente do partido», vincou na entrevista.