
Trepa e Zsazsa’s os grandes vencedores de Estarreja
Ontem, em ambiente de ansiedade e expetativa, foram anunciados os vencedores do Carnaval de Estarreja de 2025. Um escrutínio sempre alvo de críticas e reparos, especialmente nas redes sociais, mas a decisão do júri está tomada.
Relativamente às escolas de samba, presenças sempre impactantes e vibrantes a desfilar pela Avenida e a arrebatar o público com as suas danças coordenadas, enredos trabalhados e roupas de cortar o fôlego, este ano a escolha do júri recaiu sobre a Trepa de Estarreja. Com o enredo “É para amanhã – o despertar do Variações”, a escola, que guarda 12 títulos de campeã e cinco troféus nacionais de samba, escolheu prestar homenagem ao cantor António Variações. Figura icónica do país, foi sobre ele, o seu visual e a sua profissão, cabeleireiro, que todo o desfile foi preparado, conquistando, assim, os 238,60 pontos. Em segundo lugar ficou a Vai Quem Quer, com 236,60 pontos, seguinto-se Os Morenos, com 236,35 pontos e, por fim, a Escola Samba Tribal, que mereceu 234,20 pontos. Classificações muito próximas umas das outras, provando que a qualidade e criatividade é cada vez maior nestas estruturas.
No que respeita aos grupos de folia, a vitória foi atribuída aos Zsazsa's, com 116 pontos, que levaram para a Avenida a “Quinta Zé do Alho”, com cozinheiros e legumes dinâmicos e em permanente interação com o público. Seguiu-se: Os Viscondes (109,5), Pimpões (106,5), Tás'Ku'Ela (104,5), Man'Donnas (100,5), Saias & Companhia (100), Gresfa (98,5) e Xatiados (94,5). Acresce, ainda, como grupo vencedor das Marchas Luminosas, as Man'Donnas.