
Câmara abre concurso para museu de arte cerâmica contemporânea
A abertura do concurso para a transformação do antigo edifício da Biblioteca Municipal de Aveiro no “Museu de Arte Cerâmica Contemporânea” faz parte da reunião pública do executivo camarário de Aveiro, constituindo o passo seguinte à aprovação do projeto de arquitetura, da autoria de João Mendes Ribeiro, revelado durante a inauguração da XVI Bienal de Cerâmica Artística em 2023 - este é o mesmo gabinete que desenhou a requalificação da antiga Estação de Aveiro, no topo da Av. Lourenço Peixinho.
Esperava-se que o concurso para a obra fosse lançado no ano passado, o que não se verificou, assim como este investimento, de cerca de três milhões de euros, que constava da candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura de 2027, que não se concretizou.
O futuro museu, no Largo Jaime Magalhães Lima, com frente para a Av. Lourenço Peixinho, será dedicado ao espólio das peças premiadas da Bienal que se realiza desde 1989. O projeto inclui uma construção nova na zona onde o atual edifício tem um espaço vidrado.
Câmara apresenta
relatório da inspeção
A câmara apresentará, na reunião desta tarde, o “Relatório de Inspeção Estrutural ao Edifício” do Mercado de Santiago, cuja empreitada foi suspensa por razões não divulgadas. Interrompidas as obras, a autarquia, que promove aquela obra, irá fazer, na reunião do executivo, «um ponto de situação» do processo em causa.
Quanto à “Requalificação do Parque de Campismo de São Jacinto”, ainda sem interessados na obra, também lançada pela câmara, a prorrogação do prazo de entrega de propostas faz parte da agenda da reunião do executivo municipal.
Sobre as obras no estádio municipal e construção do pavilhão-oficina a financiar com recurso a empréstimo bancário de 19,3 milhões de euros, esta operação também está incluída na ordem de trabalhos, tratando-se de aprovar a “Minuta do Aditamento ao Contrato”.
O executivo camarário abordará ainda “Trabalhos Complementares e Trabalhos a Menos” da obras “Requalificação da Rua do Barreiro” e “Requalificação urbana do eixo Rotunda Rua de Viseu e Rua do Senhor dos Milagres e Rotunda de Esgueira - 2.ª Fase”.
Outros assunto da reunião são respeitantes a um apoio aos artistas selecionados para o encontro em Aveiro “WP8”, incluído no CreArt 3.0 - Rede de Cidades para a Criação Artística, a realizar entre os próximos dias 21 e 23; um protocolo de colaboração a celebrar com a Universidade de Aveiro; a prestação de serviços, por contrato de avença, de técnico de produção para o Teatro Aveirense e informação relativa ao novo mandato de Ribau Esteves no Comité das Regiões da União Europeia.