Última Hora
Ua Xperimenta Pub
Mc Donalds
Graterol Santos Pub
Adicionadevelopments Pub
Pub

'App' para orientar estacionamento ganha concurso em São João da Madeira

Em causa está uma competição para encontrar as melhores ideias para resolver, de forma exequível, os problemas do município

O município de São João da Madeira escolheu como vencedor do concurso de ideias “Innovate My City / Inovar a Minha Cidade” um sistema de orientação de estacionamento, revelou hoje a autarquia, que atribuiu 10.000 euros aos autores.

Em causa está uma competição lançada em 2024 nesse concelho do distrito de Aveiro e da Área Metropolitana do Porto para encontrar, junto de particulares e empreendedores de todo o país, as melhores ideias para resolver, de forma exequível, os problemas do município.

Após receção de 21 candidaturas, o júri constituído por especialistas em inovação, sustentabilidade e empreendedorismo, e ligados à Universidade de Aveiro, ao parque de ciência Sanjotec e à associação Investors Portugal preferiu o projeto de origem local 'ParkGuidance', que, com uma designação traduzível por Guia de Estacionamento, foi desenvolvido por Ana Rocha e Vinicius Duarte.

“Esta proposta consiste no desenvolvimento de um sistema de orientação do estacionamento na cidade, de forma a que os automobilistas possam ter acesso, através de painéis eletrónicos ou de uma aplicação para dispositivos móveis, a informação sobre lugares livres para deixar o carro”, revela fonte da autarquia.

Na prática, o serviço vai recorrer a câmaras de baixo custo e a inteligência artificial para otimizar o uso do estacionamento, criando uma solução que, em tempo real, irá “reduzir o tempo de procura de vagas, minimizar o tráfego e diminuir as emissões de dióxido de carbono”.

Além dos 10.000 euros de prémio, Ana Rocha e Vinicius Duarte têm direito a seis meses de acesso a programas de capacitação a aceleração do Sanjotec, o que irá abranger desde a participação em ações de mentoria e ‘coaching’ até à disponibilização de espaços de ‘coworking’, passando ainda por apoio ao desenvolvimento do produto e a oportunidades de ‘networking’ com investidores e outros parceiros.

O mesmo júri distinguiu ainda os projetos Campus.Ly e Hubisenior, o primeiro concebido por Samuel Anjos e premiado com 7.000 euros, e o segundo apresentado pela empresa Hubicare e recompensado com 3.000, sendo que ambos têm igualmente direito a mentoria e apoios conexos.

No caso do Campus.Ly, trata-se de uma aplicação que visa ajudar estudantes a escolherem a opção de curso superior mais ajustada ao seu perfil, com base em dados personalizados como médias escolares, exames envolvidos, interesses e necessidades do aluno, e testes psicográficos. “Inclui filtros financeiros, geográficos e de mobilidade, destacando-se pela sua abordagem intuitiva e personalizada”, adianta a autarquia.

Quanto ao Hubisenior, consiste numa plataforma que pretende colocar famílias com idosos a cargo em contacto com cuidadores certificados que acompanhem esses seniores ao domicílio. “Promove serviços de qualidade, condições dignas para os profissionais e um envelhecimento mais seguro e independente nas comunidades”, diz a mesma fonte, realçando que o projeto “alia tecnologia, proximidade e impacto social”.

Março 6, 2025 . 14:44

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right