
Porto de Aveiro investe 1,7 ME na modernização das infraestruturas elétricas
O Porto de Aveiro informou hoje que vai reforçar o abastecimento elétrico para desenvolver as suas operações, num investimento superior a 1,7 milhões de euros.
“O Porto de Aveiro deu início a um projeto estratégico de modernização, com um investimento de 1.740 ME e um prazo de execução estimado de 365 dias, destinado a reforçar o abastecimento elétrico e impulsionar o desenvolvimento sustentável das suas operações”, adianta em nota de imprensa.
Aquela entidade tem a decorrer um concurso público para a execução da empreitada intitulada “Construção da Linha Mista a 60kV SE Gafanha - SE APA”, que prevê a construção de uma linha subterrânea e aérea em alta tensão (60kV) entre a Subestação da Gafanha da Nazaré e a futura Subestação do Porto de Aveiro.
“Esta obra é considerada essencial para o fortalecimento da infraestrutura elétrica do porto, garantindo maior capacidade para atender às crescentes exigências energéticas”, salienta a nota de imprensa.
De acordo com a administração portuária, trata-se de “um primeiro passo de uma série de iniciativas que visam aumentar significativamente a capacidade do Porto de Aveiro em fornecer e receber energia”.
A infraestrutura elétrica atual do porto de Aveiro tem limitações, o que, segundo a sua administração “restringe a expansão das atividades portuárias”.
“Com a nova ligação elétrica, será possível atender a novas necessidades, como o fornecimento de energia elétrica a navios durante a sua estadia em porto (On Shore Power Supply – OPS)”, assegura.
A nota de imprensa salienta ainda que a nova ligação “contribuirá para a redução das emissões de gases com efeito de estufa (GEE), alinhando-se com os objetivos de alcançar a neutralidade carbónica até 2050”.
“A nova ligação em alta tensão criará, ainda, condições para a implementação de projetos estratégicos adicionais, permitindo a eletrificação das operações portuárias, a substituição progressiva de fontes de energia fósseis, a atração de novas empresas e o aumento da competitividade do porto”, acrescenta.