Última Hora
Ua Xperimenta Pub
Bannerinvisual Da
Mc Donalds
Graterol Santos Pub
Adicionadevelopments Pub
Pub

Imaginarius abre bolsa para novos voluntários

Até final do mês, podem candidatar-se maiores de 16 anos, de todo o país, e do estrangeiro

Até ao dia 31 deste mês, o Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira tem aberta uma nova bolsa de voluntariado para apoio às várias áreas do projeto.

O programa Imaginarius Participa é dirigido a maiores de 16 anos de todo o país, empenhados em fazer parte de uma equipa multidisciplinar, que «faz acontecer» quatro dias de programação dedicada às artes de rua e ao circo contemporâneo.

Dirige-se a quem queira encontrar no evento de Santa Maria da Feira uma oportunidade única para mergulhar «num projeto de referência nacional e internacional», que lhes permitirá «comunicar noutras línguas com diferentes públicos ou participar de forma ativa em espetáculos, tirando o melhor partido de uma equipa na qual se partilha conhecimento e se constroem amizades sólidas».

As funções a desempenhar pelo voluntário centrar-se-ão em cinco áreas-chave: orientação de público, apoio à produção, apoio à coordenação do voluntariado, divulgação e informação e apoio aos serviços complementares do festival.

«Disponibilidade, experiência e motivação são critérios fundamentais a valorizar no processo de seleção». E a nova equipa de voluntários vai beneficiar de formação gratuita, alimentação e Kit Imaginarius Participa, para além de uma bolsa de deslocação e alojamento, «nas situações aplicáveis».

Os selecionados ainda poderão participar nos workshops de Primeiros Socorros, Acessibilidades e Gestão e Acompanhamento de Público, áreas fundamentais para o bom funcionamento do festival.

Durante os quatro dias do Festival Internacional de Teatro de Rua, terão a seu cargo a execução de tarefas específicas em áreas diversas, previamente atribuídas com base no perfil e disponibilidade de cada um, nomeadamente a prestação de informações sobre a programação e serviços complementares, a distribuição de material promocional do evento, a orientação e gestão de público, o controlo de acessos aos espetáculos, o apoio à venda de merchandising, o apoio às companhias e equipas de produção, a participação/colaboração em espetáculo (manipulação de cenários e adereços) e a distribuição de material de apoio à equipa de voluntariado.

Refira-se que são cada vez mais os jovens estrangeiros em mobilidades internacionais ou projetos de voluntariado em Portugal que reservam parte do seu tempo para participar como voluntários no Imaginarius.

Há também quem venha dos seus países para usufruir da experiência de voluntariado. Em 2024, fizeram parte da equipa jovens de Portugal, França, Venezuela, Brasil, Alemanha, Itália e Azerbaijão.

As normas de candidatura e o formulário de inscrição para o Imaginarius Participa 2025 encontram-se disponíveis em www.imaginarius.pt.

Março 1, 2025 . 09:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right