
Comando Distrital da PSP vai celebrar os 138 anos em Santa Maria da Feira
O Comando Distrital de Aveiro da Polícia de Segurança Pública (PSP) completa 138 anos e vai celebrá-los em Santa Maria da Feira. Uma exposição, um concerto com a Banda Sinfónica da PSP e a sessão solene preenchem o programa comemorativo, que decorrerá a partir da próxima segunda-feira até ao dia 7 .
As comemorações vão iniciar-se, na segunda-feira, com a exposição itinerante “História da Polícia”, do Museu da Polícia (MUP), patente na Junta de Freguesia de Santa Maria da Feira até sexta-feira dessa semana.
A mostra convidará a comunidade a «viajar no tempo pela história da PSP», das suas origens à atualidade, acompanhando a evolução da segurança pública no contexto da sociedade portuguesa contemporânea.
Vídeos e recursos multimédia permitirão ao visitante o acesso via digital a conteúdos que ampliam a experiência e o conhecimento sobre o caminho da Polícia ao longo dos tempos.
No dia 5, às 21.30 horas, 95 músicos da Banda Sinfónica da PSP subirão ao palco do Grande Auditório do Europarque para um concerto dirigido pelo subintendente e maestro José Manuel Brito. O espetáculo tem entrada gratuita, mas é sujeita ao levantamento dos respetivos bilhetes.
No espetáculo, vão ser interpretadas obras de compositores nacionais e internacionais, na sua maioria dedicadas aos instrumentos de sopro.
Serão solistas os agentes Nuno Martins, Daniel Afonso e João Milheiro. O saxofonista Bruno Santos vai ser o solista convidado.
As celebrações prosseguirão no dia 6, às 9.30 horas, com uma missa na Igreja da Misericórdia de Santa Maria da Feira. Pelas 11.30 horas, a Sala de Congressos do Europarque acolherá a sessão solene dedicada a todos os elementos da PSP, onde estarão presentes autoridades locais e representantes de entidades públicas e privadas. Será «um momento que celebrará a história e que visa reforçar o compromisso da PSP com a proteção e o bem-estar da comunidade aveirense».
Estas comemorações contam com o envolvimento da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, «refletindo uma cooperação institucional estreita e consolidada entre ambas as entidades».