
Câmara da Mealhada desativou, no ano passado, 251 ninhos de vespa asiática
Em 2024, a Câmara Municipal da Mealhada desativou, em todo o concelho, 251 ninhos de vespa velutina (asiática). Desde 2021, o combate da autarquia a esta espécie resultou na eliminação de 733 ninhos.
Foram batidos recordes em termos de desativações e no número de informações reportadas para o tratamento, «revelando que a população, juntas de freguesia e serviços camarários estão ainda mais atentos a esta questão».
Ao longo do ano passado, o Serviço Municipal de Proteção Civil recebeu alertas de todas as freguesias e, de um total de 347 avistamentos reportados («muitos deles naturalmente duplicados»), foram desativados ninhos na União de Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes (78 ninhos), Casal Comba (52), Vacariça (38), Pampilhosa (34), Luso (29), e Barcouço (20).
O governo local frisou que que a quantidade de ninhos de vespa asiática avistados e desativados no concelho tem aumentado nos últimos anos, assinalando que, desde 2021, desativou 733 ninhos.
«Como podemos ver pelos números, o objetivo continua a ser de continuidade nesta nossa ação, com os meios adequados para que seja mais eficaz, para reduzir ainda mais a prevalência desta espécie no nosso território», salientou o vereador Ricardo Santos.
Louvou «o trabalho que está a ser feito pela população e pelas juntas de freguesia», sublinhando que «reportar a existência de ninhos é fundamental», tal como é fundamental «o esforço dos técnicos» camarários «para controlar esta praga».
A Proteção Civil Municipal continua a informar a população, repisando que quem avistar um ninho de vespa asiática não deve tentar destrui-lo, antes deve avisar este serviço (telefone 967 142 690) ou a respetiva junta de freguesia, pois, caso a pessoa tente agir por sua conta, «pode colocar a sua saúde e vida em risco, para além de potenciar o aparecimento de novos ninhos nas redondezas».