
ULS Região de Aveiro vai “Avaliar o Olfato e o Paladar
O Serviço de Otorrinolaringologia (SO) da Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULS RA) desenvolveu um projeto para “Avaliar o Olfato e o Paladar” dos portugueses, através do rastreio a uma amostra da população nacional significativa. e convidou o Hospital Beatriz Ângelo (ULS de Loures- Odivelas) e o Hospital do Divino Espírito Santo, de São Miguel (Açores) a participarem na investigação.
Luísa Azevedo, diretora do SO da ULS RA, esclareceu que «a perturbação do olfato e paladar, apesar de subvalorizada, tem um grande impacto na qualidade de vida», sublinhando que o estudo «será o primeiro a ser realizado em Portugal».
Na Região de Aveiro, os rastreios iniciam-se amanhã, no dia em que se «evoca a Anósmia, patologia associada à ausência de olfato».
Toda a população, independentemente da idade e sexo, está convidada a participar, bastando aparecer nas instalações do SO do Hospital de Aveiro, entre as 9 e as 13 horas. Quem preferir, pode, por antecipação, enviar um “email” para comuni [email protected].
O rastreio demora cerca de 15 minutos, não é invasivo, é indolor e não apresenta efeitos secundários. Luísa Azevedo pede a colaboração de todos, enfatizando que «este estudo pode resultar em conhecimento em prol da promoção da saúde e da prevenção da doença».