Última Hora
Ua Xperimenta Pub
Mc Donalds
Graterol Santos Pub
Adicionadevelopments Pub
Pub

Ovar recebe um festival de música antiga

O CásterAntiqua – Festival de Música Antiga, de 14 a 23 de março, consiste numa programação de sete concertos, duas formações destinadas à comunidade e visitas guiadas ao património local

Os concertos congregam reconhecidos artistas e agrupamentos nacionais (Sete Lágrimas, Musurgia Ensemble, Quarto Tom Ensemble, Thiago Vaz & Pedro Martins) e internacionais (Seconda Prat!ca, Robert Ehrlich & Alexander von Heißen), em diversos espaços culturais da cidade, nomeadamente o Centro de Arte de Ovar, a Capela do Calvário, a Igreja Matriz de Ovar, o Museu Júlio Dinis e a Capela de Santo António.

A programação do festival inicia-se na sexta-feira, dia 14 de março, com a formação “Uma nova escuta para a música antiga” destinada ao público geral. Esta formação, orientada pela investigadora e professora Ana Isabel Nistal Freijo, tem como objetivo principal fornecer as ferramentas auditivas necessárias para descobrir novos mundos sonoros que se escondem na designada música antiga, ou

música historicamente informada, remetendo para as preocupações que norteiam esta prática musical, assim como das características principais que a distinguem.

No mesmo dia às 22 horas, tem lugar no Bar do Centro de Arte de Ovar o primeiro concerto do festival,“Music for a While - Canções do séc. XVII”, protagonizado por Pedro Martins & Thiago Vaz. O repertório selecionado para este concerto abrange canções para voz e baixo contínuo do período barroco, além de peças instrumentais, maioritariamente do século XVII.

No dia 15, às 21.30 horas, o agrupamento musical Sete Lágrimas apresenta um dos seus projetos discográficos mais recentes, “Folia Nova”, no Centro de Arte de Ovar. Filipe Faria e Sérgio Peixoto, diretores artísticos do ensemble, partem de novo para o tempo, viajando pelo vasto território da língua, na sua métrica, ritmos e harmonias, como se levitassem entre mundos, resgatando da poesia portuguesa dos séculos XV e XVI as palavras, para as reinventar em novos sons, novas melodias, trazendo-as para a contemporaneidade.

Já no domingo, dia 16 de março, às 18 horas, Robert Ehrlich e Alexander von Heißen apresentam “Baroque Masterpieces”, na Capela do Calvário.

Músicos juntos pela 1.ª vez

Os dois músicos reúnem-se pela primeira vez em concerto com um programa dedicado às obras-primas do período Barroco. Este concerto oferece-nos a oportunidade de escutar obras de Arcangelo Corelli, George Frideric Handel e Johann Sebastian Bach, interpretadas por dois músicos destacados no panorama internacional da música antiga.

O ensemble holandês Seconda Prat!ca apresenta pela primeira vez em Portugal o concerto “Nova Europa”, no dia 20 de março, às 21.30 horas, na Igreja Matriz de Ovar. Seconda Prat!ca propõe uma viagem musical, acompanhando a migração e hibridação da cultura europeia, num mundo em expansão. Explorando as mutações das fronteiras e perceções dos continentes recém colonizados, através da sua música, o ensemble busca, com este programa, reconsiderar os fundamentos históricos que ainda nos levam a chamar Novo Mundo a territórios e culturas previamente existentes, e cuja opressão ainda não é deveras passada.

No dia 21, às 21.30, e a propósito da celebração do Dia Europeu da Música Antiga, o Musurgia Ensemble apresenta, em colaboração com o ensemble Quarto Tom, o concerto “Ad Vesperas - música para as Vésperas do Corpus Christi”, na Igreja Matriz de Ovar. Este programa, assente em música vocal e instrumental conservada em arquivos musicais portugueses, apresenta uma proposta para a celebração das Vésperas do Corpus Christi, como se faria em Portugal no século XVII, com polifonia, cantochão, obras instrumentais e combinações variadas destes efetivos.

“Open Call” internacional

O CásterAntiqua destaca-se pela divulgação de grupos musicais de renome, mas também pelo apoio à criação artística de grupos emergentes. Assim, foi aberta uma “Open Call” internacional, para proporcionar a um grupo de jovens músicos a oportunidade de participar numa residência artística no Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense. Ao longo de seis dias, o Ensemble Navis, selecionado num universo de 15 candidaturas admitidas de toda a Europa, desenvolverá um programa musical original, com a mentoria de intérpretes que integram a programação do festival, culminando com a apresentação de um concerto, dia 22, às 16 horas, no Museu Júlio Dinis.

O festival contará ainda com uma formação para a comunidade local, o Coro CásterAntiqua, em que, ao longo de quatro sessões, o formador Jorge Luís Castro orientará e preparará a participação dos envolvidos no concerto de encerramento do festival, juntamente com o Musurgia Ensemble, dia 23, na Capela de Santo António.|

Fevereiro 24, 2025 . 10:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right