
Escadaria do Senhor da Serra inaugurada no Raivo
A reabilitação da Escadaria do Senhor da Serra foi inaugurada no Raivo, numa cerimónia onde foi destacada a valorização que esta intervenção dá a este lugar da União de Freguesias de Águeda e Borralha. A obra, que inclui a escadaria, a iluminação e a transformação estética do espaço, implicou um investimento de 35 mil euros e contou com o apoio integral da Câmara Municipal de Águeda.
«Esta obra veio beneficiar muito este espaço, um lugar que, nas portas da cidade de Águeda, é um recanto muito bonito e que agora tem esta melhoria» na envolvente da Capela do Senhor da Serra, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, no momento da inauguração, assinalando o quanto a obra é apreciada pela população local, como foi notório pela presença dos residentes do Raivo e pelos sorrisos que demonstraram.
«Está muito bonita»; «Estamos muito felizes» ouvia-se dos populares, uma alegria evidente pela concretização de um sonho da população local a que os autarcas não ficaram indiferentes. «Vê-se que ficaram orgulhosos e ficamos muito felizes por contribuir para esta vossa alegria», declarou o Edil.
Lembrando as mais recentes intervenções no Raivo, como as obras de saneamento básico e no polidesportivo, Jorge Almeida apontou a relação de parceria e articulação estreita com todas as freguesias do concelho, no quadro dos apoios ou transferência de competências, para a realização «deste tipo de obras de menor dimensão, mas que têm impacto muito direto na qualidade de vida dos cidadãos, têm um significado muito grande para a população local e reforçam o sentido de cidadania».
No quadro mais amplo de atuação do Município, o Presidente da Câmara Municipal salientou que estão em curso, por todo o concelho, um vasto conjunto de obras «mais estruturantes, nomeadamente na rede viária. Conseguimos imprimir um ritmo de obras muito significativo que é bem visível», disse, defendendo que o concelho «está vivo, a crescer e a melhorar todos os dias».
Nuno Cardoso, Presidente da UF de Águeda e Borralha, agradeceu o apoio da Câmara Municipal para a concretização deste «nosso desejo e da população local». Lembrou que «as escadas existentes aqui estavam completamente danificadas e o trabalho feito, para além de preservar o património, vem dignificar muito este lugar».
Refira-se que a requalificação deste espaço enquadra-se na aposta municipal de preservação e recuperação do património histórico e cultural do concelho, de que é exemplo também a intervenção em curso na Capela de Assequins, entre outras.