
PSD e CDS saúdam a Sanjoanense pelo centenário do clube
Os grupos parlamentares do PSD e do CDS-PP propuseram, na Assembleia da República, um voto de saudação à Associação Desportiva (AD) Sanjoanense pelo centenário do clube. Tendo como primeiros subscritores os deputados sanjoanenses Paulo Cavaleiro (PSD) e João Pinho de Almeida (CDS), destaca o percurso de prestígio percorrido e a «história de sucesso».
«Foi sempre um clube que primou por honrar os princípios éticos que uma instituição de utilidade pública deve cumprir», salienta o texto, assinalando que, «nestes 100 anos de história, o clube alvinegro foi mensageiro da imagem de um clube eclético, sempre preocupado em promover a prática desportiva e a igualdade de género, reforçando valores como o respeito, a partilha, o convívio, o desportivismo e o “fair play”, que contribuem para a formação desportiva e intelectual dos jovens e que se tornaram referências identitárias do clube».
A celebrar o seu centenário, ocorrido a 25 de fevereiro de 2024, o clube nasceu ainda antes da emancipação concelhia de São João da Madeira. Nos primeiros anos de vida, centrou a sua atividade no futebol, seguindo-se, na década de 30, as secções de atletismo e basquetebol e, na seguinte, o hóquei em patins, o que permitiu o crescimento e afirmação da Sanjoanense no panorama desportivo nacional.
Ainda na década de 40, os sócios iniciaram a construção do Pavilhão dos Desportos, atual casa do hóquei em patins, um dos mais antigos pavilhões do país, com o apoio de beneméritos da cidade.
Em 1952, surgiu o andebol e inaugurou-se a primeira fase do Pavilhão dos Desportos, com a estreia do novo ringue de patinagem. Dez anos depois, o Pavilhão dos Desportos foi inaugurado e, em 1964, o clube inaugurou o primeiro campo relvado no distrito de Aveiro, no Estádio Conde Dias Garcia, atual casa do futebol da AD Sanjoanense, que conta em seu redor com uma pista de atletismo, inaugurada em 1967, que permitiu à equipa feminina da modalidade conquistar o título de campeã nacional em 1978.
Foram anos dourados no futebol, com a conquista do título de Campeão Nacional da 2.ª Divisão em 1966 e com o regresso ao principal escalão do futebol português, onde permaneceu até 1969. Nos anos seguintes, bonitas páginas voltaram a escrever-se na história do clube, com o surgimento do ciclismo em 1977, da natação em 1980, e com a conquista de vários títulos nacionais em basquetebol e andebol e de um título europeu, com a vitória na Taça das Taças de Hóquei em Patins em 1986, o maior da história do clube.
«Num momento em que se encerram as comemorações do centenário do clube, homenageiam-se os atletas que brilharam nos campos e pavilhões, os dirigentes, treinadores, funcionários e, acima de tudo, os adeptos apaixonados que sustentaram a Associação Desportiva Sanjoanense ao longo desta jornada», escreveram os deputados dos dois partidos, propondo à Assembleia da República um voto de saudação ao grémio, «pelo seu centenário, reconhecendo a ocasião especial para o clube e para toda a cidade de São João da Madeira» e dirigindo «um tributo merecido a uma história de sucesso e que se espera inspiradora para as gerações futuras».