
Bandeiras Verdes ECO-Escolas entregues em Ílhavo
Ontem, a Casa da Cultura de Ílhavo foi palco para uma nova entrega das “Bandeiras Verdes”, o galardão ECO-Escolas que reflete o exercício de toda a comunidade escolar das quatro freguesias do concelho com o compromisso com a educação ambiental e ações a favor do ambiente.
Na apresentação, o Presidente da Câmara, João Campolargo expressou reconhecimento pelo esforço contínuo das equipas municipais, das juntas de freguesia e da comunidade escolar. «Queremos agradecer cada vez mais este momento, que é de comemoração de um ano de trabalho nas nossas escolas», afirmou. De seguida, o presidente destacou a relevância da participação ativa da comunidade e das instituições locais na promoção da educação ambiental. «Desde o primeiro momento, trabalhamos para transformar Ílhavo num eco-município, mesmo com desafios pontuais, e a comunidade tem demonstrado um compromisso inabalável com esta causa», frisou.
No discurso, Campolargo abordou desafios e metas ambientais, frisando que apenas 14 por cento dos resíduos do município foram reciclados em 2023, sendo que o objetivo para 2030 é atingir os 60 por cento. Para isso, anunciou um investimento de 200 mil euros na implementação de 19 novos pontos de recolha seletiva de resíduos orgânicos. Além disso, destacou ações como a redução do consumo de água nos espaços verdes e a promoção da reciclagem nas escolas e IPSS’s.