Última Hora
Ua Xperimenta Pub
Mc Donalds
Graterol Santos Pub
Adicionadevelopments Pub
Pub

Faleceu Pinto da Costa

Ex-presidente do FC Porto morreu ontem, aos 87 anos, vítima de doença prolongada. O “presidente dos presidentes” foi recordado por muitas pessoas

Jorge Nuno Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, no qual se estabeleceu como dirigente mais titulado e antigo do futebol mundial entre 1982 e 2024, morreu ontem aos 87 anos. Pinto da Costa tinha sido diagnosticado com um cancro na próstata em setembro de 2021 e agravou o seu estado de saúde nas últimas semanas, menos de um ano depois da derrota frente a André Villas-
-Bo­as, antigo treinador da equi­pa de futebol portista e atual 34.º presidente do clube, nas eleições mais participadas da história “azul e branca”, em 27 de abril.
Empossado pela primeira vez em 23 de abril de 1982, seis dias depois de ter sido eleito sem oposição como sucessor de Américo de Sá, o ex-dirigente exerceu funções durante 42 anos e 15 mandatos consecutivos, levando o FC Porto à conquista de 2.591 títulos em 21 modalidades - 69 dos quais no futebol sénior masculino, incluindo sete internacionais.
Nascido em 28 de dezembro de 1937, em Cedofeita, freguesia do Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa começou a desempenhar funções diretivas no FC Porto em 1958, tendo passado pelas secções de hóquei em patins, hóquei em campo e boxe e, mais tarde, pela liderança das modalidades amadoras e do departamento de futebol, até 1980. Cessou funções na presidência do FC Porto em 7 de maio, despedindo-se 21 dias depois da SAD, responsável pela administração do futebol profissional “azul e branco”, na sequência da derrota eleitoral expressiva sofrida frente a André Villas-Boas.

O «presidente dos presidentes»
Minutos depois do anúncio da sua morte, várias foram as pessoas que o recordaram.
«Uma inspiração eterna. Um legado imortal. Até sempre presidente dos presidentes», lê-se numa mensagem do clube portuense, legendando uma fotografia de Pinto da Costa, com os anos do nascimento e morte.
Também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sou­sa, lamentou a sua morte, apontando «uma determinação e um estilo muito próprio» a quem Portugal fica a dever «prestígio externo num período inseparável da sua liderança». «O Presidente da República apresenta as suas condolências à família de Jorge Nuno Pinto da Costa, ao Futebol Clube do Porto e a muitos milhares de adeptos que o acompanharam ao longo de mais de quatro décadas de liderança do clube», lê-se na nota publicada no sítio oficial da Presidência da República.
Por sua vez, o Primeiro-ministro Luís Montenegro enalte­ceu Pinto da Costa como uma «personalidade única no dirigismo desportivo» e o «mais titulado dos presidentes de clubes» em termos mundiais. Nas redes sociais, expressou «profundo pesar e solidariedade» à família, aos amigos e ao FCP.
Fernando Gomes, presidente cessante da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), reconheceu-o como uma «personalidade inimitável», enquanto o seu sucessor Pedro Proença, eleito na sexta-feira, assinalou que as conquistas de Pinto da Costa «serão eternas». «Das Antas ao Dragão, de Viena a Gelsenkirchen, de Sevilha a Tóquio, as suas conquistas serão eternas, o seu legado será honrado e a sua memória será respeita­da. Despeço-me com gratidão. Até sempre, amigo presidente», escreveu Pedro Proen­ça. O no­vo presidente da FPF, de saída da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, que presidiu a partir de 2015, assinalou também o «palmarés úni­co a nível nacional e internacional» de Pinto da Costa, um dirigente histórico que dedicou 42 anos da vida ao FC Porto. «Recordo a amizade, ensinamentos e o respeito mútuo ao longo de décadas de convivência numa indústria para cujo crescimento e emancipação tanto contribuiu, tendo mesmo presidido à Liga Portugal entre 1995 e 1996», considerou o antigo árbitro.

Fevereiro 16, 2025 . 08:45

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right