
Gafanha do Carmo ganha creche pública
A creche pública da Gafanha do Carmo vai ficar alojada no denominado Edifício Sócio-Educativo, que será adaptado para o efeito, avança a Lusa, tendo por base uma nota de imprensa da Câmara Municipal de Ílhavo.
A respetiva empreitada, que se iniciou na passada segunda-feira, foi adjudicada por perto de 200 mil euros, dos quais 120 mil financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e a verba restante suportada pelo orçamento municipal.
A obra consiste na remodelação e ampliação do Edifício Sócio-Educativo, que irá ficar preparado para receber nove crianças em berçário, 14 crianças até aos 24 meses e mais 14 crianças dos 24 aos 36 meses.
O vice-presidente e vereador das Obras Públicas, João Diogo Semedo, explicou que o projeto foi desenvolvido em colaboração com a Segurança Social.
De acordo com aquele responsável, foram realizados dois concursos que ficaram desertos e só ao terceiro houve interessados para ser feita a adjudicação, consignada com um prazo de execução de 105 dias.
O presidente da CM de Ílhavo, João Campolargo, destacou o investimento direto de cerca de 2,3 milhões de euros que está a ser feito na Gafanha do Carmo.
O autarca apontou, nomeadamente, a obra de saneamento e de drenagem de águas pluviais, um investimento camarário de 1,6 milhões, somado aos 1,8 milhões de euros da empresa concessionária.
Referiu ainda o investimento de 260 mil euros no Pavilhão Desportivo da Gafanha do Carmo e de um valor semelhante no Centro Cívico, no total de 256.500 euros, além dos valores decorrentes da descentralização de competências e dos contratos interadministrativos, «superiores a 180 mil euros».