
Banda Visconde de Salreu soma 100 anos de excelência a criar união na região
A Banda Visconde de Salreu foi fundada a 1 de outubro de 1925. O nome do Visconde de Salreu ficou ligado à banda de música, não só por ser um ilustre salreense, mas porque foi um dos seus patronos e principais apoiantes.
No ano em que assinala um século de história, a Banda Visconde de Salreu celebra a sua trajetória como a coletividade mais antiga da freguesia de Salreu e uma das mais notáveis do concelho de Estarreja. Com mais de 300 músicos, a banda não só tem marcado a história local, mas também se tornou um símbolo cultural da região de Aveiro.
A Banda Visconde de Salreu possui uma sede, de linhas modernas e simples, que se caracteriza, sobretudo, por ser um espaço de grande nível e atividade cultural. Destaque para o seu auditório, onde se têm realizado espetáculos de grande projeção para o meio local e regional. «Estamos muito orgulhosos da nossa história dentro da freguesia. O coração da nossa banda está na comunidade e nas famílias que fazem parte e apoiam a banda, na nossa sede, e à nossa volta junta-se grande parte da vida cultural da freguesia», destaca a presidente da associação, Raquel de Jesus.
É de salientar que o Estado português reconheceu, em 1986, o importante papel cultural e social da Banda Visconde de Salreu, ao atribuir-lhe oficialmente o Estatuto de Utilidade Pública. E, em junho de 2005, recebeu da Câmara Municipal de Estarreja a Medalha de Mérito Municipal.
Um ano de festejos em Salreu
Para assinalar este centenário, a Banda Visconde de Salreu tem um ano 2025 repleto de eventos e iniciativas especiais. «Este ano centenário é um reconhecimento da nossa história. Temos grandes planos para 2025, incluindo concertos com outras bandas de todo o país, uma edição especial literária com memórias e histórias da banda, um novo e renovado fardamento e uma homenagem ao Visconde de Salreu com a presença da sua família», revelou a presidente.
Além destas celebrações, a banda também fará concertos especiais com artistas de renome nacional. «Ainda estamos a confirmar algumas datas, mas podemos adiantar que teremos Jorge Almeida, em abril, e um concerto especial com Zé Amaro, em junho», adiantou Raquel de Jesus. A união e tradição filarmónica continuam a ser a essência da Banda Visconde de Salreu. «E é com o mesmo espírito filarmónico que nos entregamos, para que a banda, através do tempo e dos tempos, permaneça eternamente jovem, com a entrada de sangue novo que a fará RE(viver) para além da memória presente», enfatizou a presidente ao Diário de Aveiro.
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: