
Habitações sociais atribuídas após reabilitação em Albergaria-a-Velha
A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha entregou, esta quarta-feira, as primeiras habitações sociais, entretanto reabilitadas, no Bairro das Lameirinhas, ao abrigo da candidatura 1.º Direito, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência. No momento da entrega, expressões como «Agora é cuidar» e «Superou as minhas expetativas» foram ditas pelos moradores aos elementos do executivo municipal.
Em comunicado de imprensa enviado ao Diário de Aveiro, a autarquia albergariense recorda que o projeto de reabilitação do Bairro das Lameirinhas abarca 32 habitações de diferentes tipologias (do T1 ao T4) e «visa melhorar as condições de habitabilidade das unidades habitacionais e a qualidade de vida dos moradores, com especial atenção na melhoria do conforto térmico e na eficiência energética».
Segundo enumera, a empreitada compreende a requalificação de instalações sanitárias e cozinhas, a recuperação ou substituição de armários, a aplicação de novos pavimentos, a substituição de cerâmicas em alguns casos, a recuperação das carpintarias e caixilhos, pinturas diversas e a melhoria do sistema de distribuição de águas.
Além das intervenções no Bairro das Lameirinhas, o município encontra-se também a reabilitar 12 habitações no Bairro do Napoleão, com financiamento através do Plano de Recuperação e Resiliência, anunciando que «está para breve» a construção de 19 fogos, «mais um impulso na resolução de situações urgentes de carência habitacional, visando dar resposta a agregados familiares vulneráveis, identificados na Estratégia Local para a Habitação», conclui.