
Adjudicadas obras de cinco milhões de euros para melhorar Porto de Aveiro
O Porto de Aveiro está a concretizar dois projetos estratégicos que reforçam o seu compromisso com a modernização e a sustentabilidade das infraestruturas marítimas e rodoviárias. Falamos da requalificação da Avenida Marginal do Porto de Pesca do Largo (Cais Dique) e da dragagem de manutenção do Porto de Pesca do Largo e do Canalete do Forte da Barra, ambas obras que já foram adjudicadas, conforme avança comunicado remetido à nossa redação.
No caso da primeira, pretende-se valorizar aquela infraestrutura portuária e aumentar a sua resiliência às alterações climáticas, contribuindo para evitar as inundações que se verificam em períodos de marés-vivas. Com um investimento de aproximadamente 4,5 milhões de euros, será feita pela empresa Paviazeméis - Pavimentações de Azeméis, Lda., com um prazo de 365 dias após a consignação.
Já no que respeita à dragagem de manutenção, adjudicada à MMAS Dragagens S.A., representa um investimento de cerca de 425 mil euros e visa assegurar a navegabilidade e segurança das embarcações da frota pesqueira e da Autoridade Marítima. No Porto de Pesca do Largo, os trabalhos iniciar-se-ão em maio. No Canalete, dada a urgência da situação, começarão assim que estiverem reunidas as condições necessárias. Serão concluídos no prazo de 60 dias.
Estes investimentos, de cerca de cinco milhões de euros, evidenciam o permanente compromisso do Porto de Aveiro com a modernização e adaptabilidade das suas infraestruturas, promovendo a segurança, eficiência e sustentabilidade das operações portuárias.