Última Hora
Ua Xperimenta Pub
Mc Donalds
Graterol Santos Pub
Adicionadevelopments Pub
Pub

Ribau Esteves é a terceira demissão no PSD/Aveiro

A escolha de Luís Souto Miranda para candidato à câmara provocou três demissões na concelhia do PSD. Ribau Esteves é o terceiro elemento a sair

Os acontecimentos ultrapassaram a notícia publicada, ontem, no Diário de Aveiro, quando, pela manhã, Ribau Esteves, que preside à câmara municipal, a­nun­ciou a sua demissão de presidente da Mesa do Plenário de Militantes do PSD concelhio - a terceira baixa nos órgãos da estrutura do partido, contrariada pela escolha de Luís Souto Mi­ran­da, pela direção nacional, para candidato à Câmara de Aveiro. No cargo que abandonou, Ribau Esteves poderia mar­car uma assembleia de militantes para eleger o novo líder concelhio, no lugar de Simão Santana, que também se demitiu. Com o presidente, e o vogal Rogério Carlos, demissionários, o partido terá de decidir o que fazer. O Diário de Aveiro questionou Ângela Almeida, primei­ra vice-presidente da Comissão Política, sobre como agir para normalizar o funcionamento dos órgãos, mas preferiu não responder, alegando estar num momento na qualidade de presidente da Junta de Freguesia de Esgueira. Contudo, segundo apurámos, a Comissão Política Concelhia não cairá.

As razões desconhecidas
No comunicado da sua demissão, difundido ao início da manhã de ontem, Ribau Esteves alega os «mesmos motivos» de Simão Santana, que também se demitiu, apontando para «decisões da Comissão Política Nacional, que apenas comunicou o ato consumado [escolha de Luís Souto Miranda, que preside à Assembleia Municipal de Aveiro] ao presidente da Comissão Política da Secção poucos minutos antes do seu anúncio público». O preferido de Ribau Esteves seria Rogério Carlos, vice-presidente da câmara. Simão Santana, e também Ribau Esteves, consideram que o processo «é politicamente lesivo do PSD». Outras razões também levaram Ribau Esteves a demitir-se, mas não explica o que são os «muitos motivos que bem conhecem o secretário-geral, Hugo Soares, o coordenador autárquico, Pedro Alves, o presidente da Distrital do PSD, Emídio Sou­sa, e o presidente do PSD, Luís Montenegro».

Ribau Esteves até ao fim
Além deste texto tornado público, a carta dirigida aos militantes acrescenta que continuará «na liderança da câmara e do projeto político da “Aliança com Aveiro” até ao final do atual mandato autárquico, no próximo mês de outubro» e garante: «Continuarei com a minha e nossa equipa, garantindo a manutenção da elevada qualidade de gestão».
Na mesma sala estiveram, ontem, Ribau Esteves e Luís Sou­to Miranda, que se cumprimentaram. Além da relação institucional obrigatória, de presidente da câmara com presidente da assembleia municipal, pouco mais será de esperar. Perante a demissão do dia, Luís Souto Miranda disse ao Diário de Aveiro não pretender comentar, preferindo estar «focado no futuro» e a «preparar a candidatura». Assistiu à assinatura de contratos de “Delegação de Competências” entre a câmara e as juntas de freguesia, cujo discurso de Ribau Esteves também foi de auto-elogio, referindo-se a uma autarquia que é «o melhor exemplo que pode dar à democracia e ao poder local, não há outra com tanta transparência, com todos os papéis em cima da mesa». A «nove meses de algo novo», a pensar no próximo mandato, dada a a­proximação das eleições autárquicas, Ribau Esteves antecipa taxas de «execução muito altas» a atingir este ano.
Com o apoio da distrital, Luís Souto Miranda dá os primeiros passos, acompanhado pelo CDS, além do “novo” PSD, que ainda não conhece o próximo líder. Entretanto, o “parceiro” do PSD reuniu esta terça-feira, à noite, num encontro da concelhia, do CDS, liderada por Ana Cláudia Oliveira, atual vereadora no executivo de Ribau Esteves. Foi a primeira reunião a­pós o conhecimento do nome do candidato escolhido pela direção nacional social-democrata, mas a líder escusou-se a fazer qualquer declaração sobre o assunto.

Fevereiro 6, 2025 . 08:30

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right