
Oficinas ajudam alunos a “Destravar a Escrita”
O município de Ílhavo, através da Rede de Bibliotecas de Ílhavo, está a promover a 24ª. edição do Concurso Literário Jovem, dirigido aos alunos de todos os estabelecimentos de ensino público do concelho, do 1.º ciclo do ensino básico ao ensino secundário.
Para inspirar os alunos a “arrancar” com os seus trabalhos, entre 20 e 22 deste mês, vão realizar-se, nas escolas do município, as oficinas “Destravar Ideias: Pensamento e Escrita”, dinamizadas por Adélia Carvalho, autora de livros infantis que atualmente se dedica exclusivamente à escrita.
O Concurso Literário Jovem visa fomentar hábitos de leitura em crianças e jovens, criar e consolidar hábitos de escrita, promover a escrita criativa e premiar e divulgar textos inéditos dos géneros poético e narrativo dos alunos.
Os participantes podem concorrer nas categorias de texto poético e narrativo, com apenas um trabalho em cada uma. Cada categoria contempla quatro subcategorias - uma por cada ciclo de ensino.
A entrega de trabalhos decorre até 1 de março e a cerimónia de entrega de prémios e certificados vai realizar-se no dia 23 de abril, na Fábrica das Ideias, na Gafanha da Nazaré.
Os trabalhos devem ser enviados para o endereço de “email” biblioteca_muni[email protected], com o assunto “Concurso Literário Jovem 2024/ 2025”; deve seguir, também, a ficha de inscrição devidamente preenchida.
Em cada subcategoria são atribuídos os seguintes prémios: 1.º prémio, 100 euros; 2.º prémio, 75 euros; 3.º prémio, 50 euros; menções honrosas, 25 euros. O estabelecimento de ensino que obtiver maior número de trabalhos premiados receberá o “Prémio Escola”, no valor de 150 euros. Os prémios são atribuídos em vales a serem descontados nas papelarias aderentes.