
Bondalti reporta fuga de ácido nítrico mas sem efeitos para a saúde e o ambiente
Uma falha externa na rede geral de energia obrigou hoje a uma «paragem involuntária» da fábrica de ácido nítrico da Bondalti do complexo de Estarreja. Esta paragem, de acordo com a empresa, provocou uma «emissão pontual que, apesar do impacto visual, não é nociva para a saúde pública ou o ambiente».
A situação ocorreu às 9 horas de hoje com uma paragem da instalação de ácido nítrico devido a uma falha externa no fornecimento de eletricidade. A paragem foi «efetuada em segurança e cumprindo as melhores práticas industriais». Ainda assim, a empresa diz-se «em permanente contacto com as autoridades».
«Neste tipo de unidades industriais», explica a Bondalti, «sempre que ocorre uma paragem ou arranque da produção verifica-se a emissão de curta duração de uma pluma de cor alaranjada, como aquela que ocorreu. Trata-se de uma característica inerente a todas as instalações deste tipo, mesmo quando são
utilizadas as melhores tecnologias existentes, como é o caso das que a Bondalti tem implementadas em Estarreja».
A companhia assegura que «a proteção das comunidades locais e a preservação do meio ambiente são uma prioridade». A Bondalti, acrescenta, «investe de forma sistemática na implementação de processos tecnológicos de referência» - só no ano de 2024 foram investidos mais de 12 milhões de euros
em 18 projetos de descarbonização e proteção do meio ambiente´.
A Bondalti é uma das maiores empresas ibéricas no setor da química industrial, um importante produtor ibérico de anilina, de cloro e derivados. A Bondalti também está presente no setor do tratamento e reutilização de águas.
A companhia conta com instalações industriais em Estarreja e Sintra (Portugal), Cantábria e La Rioja (Espanha), logísticas em Aveiro, Barreiro (Portugal) e Vigo (Espanha), operações em Luanda (Angola) e escritórios em Lisboa (sede), Barcelona, Madrid, Pontevedra e Logroño (Espanha).
Emprega cerca de 750 pessoas e em 2023 registou um volume de vendas de mais de 500 milhões de euros.