Mealhada acolheu Encontro Nacional de Compostagem
O 1.º Encontro Nacional de Compostagem, realizado ontem no Centro de Interpretação Ambiental da Mealhada, reuniu cerca de uma centena de participantes, incluindo representantes de 35 autarquias de Portugal e especialistas da Galiza (Espanha). A iniciativa abordou estratégias e práticas inovadoras para reduzir o impacto ambiental do lixo urbano através da compostagem doméstica e comunitária.
Projeto de sucesso na região
Organizado pelo município da Mealhada, pela empresa Ecogestus e pela Associação Revolução das Minhocas, o evento destacou experiências de sucesso em compostagem, como o projeto “CompostaMe”, da Mealhada, que desviou 22 toneladas de resíduos de aterros sanitários no último ano. Financiado pelo Fundo Ambiental, com um investimento de 67 mil euros, o projeto implementou 12 ilhas de compostagem comunitária, distribuiu 200 compostores domésticos e promoveu a valorização de biorresíduos na agricultura. A transformação efetuada através do processo de compostagem reduz os custos de tratamento dos resíduos e produz um composto de qualidade, que pode ser utilizado para melhorar os solos agrícolas e os jardins, num sistema de economia circular.
O presidente da Câmara Municipal da Mealhada, António Jorge Franco, elogiou o envolvimento técnico no evento e reforçou a importância de replicar as boas-práticas para maximizar os resultados. «É essencial parar de enterrar milhares de euros em aterros e valorizar os resíduos de forma sustentável», declarou.
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: