Última Hora
Pub

Mealhada acolheu Encontro Nacional de Compostagem

Experiências e desafios da compostagem doméstica e comunitária foram o tema de discussão do evento onde participaram mais de 35 autarquias

O 1.º Encontro Nacional de Com­postagem, realizado ontem no Centro de Interpretação Ambiental da Mealhada, reuniu cerca de uma centena de participantes, incluindo representantes de 35 autarquias de Portugal e especialistas da Galiza (Espanha). A iniciativa abordou estratégias e práticas inovadoras para reduzir o impacto ambiental do lixo urbano através da compostagem doméstica e comunitária.

Projeto de sucesso na região

Organizado pelo município da Mealhada, pela empresa Ecogestus e pela Associação Revolução das Minhocas, o evento destacou experiências de sucesso em compostagem, como o projeto “CompostaMe”, da Mealhada, que desviou 22 toneladas de resíduos de aterros sanitários no último ano. Financiado pelo Fundo Ambiental, com um investimento de 67 mil euros, o projeto implementou 12 ilhas de compostagem comunitária, dis­tribuiu 200 compostores domésticos e promoveu a valorização de biorresíduos na agri­cultura. A transformação efetuada através do processo de compostagem reduz os custos de tratamento dos resíduos e produz um composto de qua­lidade, que pode ser utilizado para melhorar os solos agrícolas e os jardins, num sistema de economia circular.

O presidente da Câmara Municipal da Mealhada, António Jorge Fran­co, elogiou o envolvimento técnico no evento e reforçou a importância de replicar as boas-práticas para maximizar os resultados. «É essencial parar de enterrar milhares de euros em aterros e valorizar os resíduos de forma sustentável», declarou.

Para continuar a ler este artigo

Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agora
Se já é nosso
assinante:
Inicie sessão
Dezembro 12, 2024 . 08:30

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right