Última Hora
Pub

Confira todos os resultados dos jogos dos 16 avos de final da Taça de Portugal

O São João de Ver passou a ser a única equipa da região em prova

O FC Porto, detentor do troféu, caiu hoje com estrondo na quarta eliminatória da Taça de Portugal de futebol aos pés do Moreirense (2-1), que vestiu a pele de ‘tomba-gigantes’ juntamente com o Elvas e Rebordosa.

O Moreirense derrubou o FC Porto da Taça pela primeira vez na sua história, impondo aos ‘dragões’ a derrota ao fim de 22 vitórias consecutivas, e vai disputar nos oitavos de final o Gil Vicente, que eliminou o Vila Real (2-0), do quarto escalão.

No Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos, o extremo brasileiro Pepê colocou o FC Porto em vantagem aos 35 minutos, mas, ainda antes do intervalo, o Moreirense empatou com um golo de Luís Asué, aos 41.

A formação orientada pelo antigo jogador dos ‘dragões’ César Peixoto chegou à vantagem aos 77 minutos, com uma grande penalidade, a punir mão de Francisco Moura, convertida por Alanzinho.

O FC Porto somou assim a terceira derrota consecutiva, duas semanas depois de ter sido goleado pelo Benfica, na Luz, por 4-1, para a I Liga, e de ter perdido em Itália com a Lazio (2-1), para a Liga Europa.

Sem equipas da II Liga entre as 16 sobreviventes, a próxima ronda da Taça terá quatro jogos entre formações da I Liga, um entre clubes da Liga 3, um entre emblemas do Campeonato de Portugal e dois entre adversários de diferentes escalões.

O Santa Clara garantiu o apuramento com um triunfo por 1-0 em casa do Famalicão, num duelo entre equipas da I Liga, com um golo solitário de Bruno Almeida, aos 79 minutos, e vai defrontar nos ‘oitavos’ o Sporting, em Alvalade.

O Gil Vicente, da I Liga, garantiu a continuidade na prova ‘rainha’ ao vencer por 2-0 em casa do Vila Real, do quarto escalão, e vai defrontar nos ‘oitavos’ o ‘tomba-gigantes’ Moreirense, que afastou o FC Porto, vencedor do troféu nas três últimas épocas.

Os ‘gilistas’ inauguraram o marcador frente à equipa do Campeonato de Portugal já na segunda parte, com um golo de Zé Carlos, aos 70 minutos, e ‘selaram’ em definitivo a vitória e a eliminatória por intermédio de Jordi Mboula, aos 87.

Num duelo entre equipas que militam na Série A do Campeonato de Portugal, o Tirsense garantiu a continuidade na Taça com uma vitória em casa por 1-0 frente ao Brito, com um golo de Daniel Rodrigues, aos 13 minutos, e vai defrontar nos ‘oitavos’ o Rebordosa, do mesmo escalão.

O Rebordosa, do Campeonato de Portugal, garantiu a passagem aos oitavos de final da Taça com um triunfo por 3-2 em casa do Sporting da Covilhã, da Liga 3.

Pipo bisou para o Rebordosa, aos dois e 26 minutos, Lucas Duarte reduziu aos 33, mas na segunda parte Tiago Ventura aumentou a vantagem da equipa do quarto escalão, aos 63, e Ramalho estabeleceu nos descontos o 3-2 final, aos 90+7.

O Elvas, do Campeonato de Portugal, que há 36 anos não chegava aos ‘oitavos’ da Taça de Portugal, venceu por 2-1 em casa do Varzim e fez história ao eliminar a equipa da Liga 3 e conquistar o direito de receber o Vitória de Guimarães.

O Varzim chegou em vantagem ao intervalo, com um golo de Cláudio Araújo, aos 29 minutos, mas o Elvas deu a volta ao marcador com dois cabeceamentos certeiros de Desmond Nketia, aos 56, e Rúben Cardoso, aos 71.

Em Tábua, o Oliveira do Hospital, da Liga 3, venceu por 4-2 o Cinfães, do Campeonato de Portugal, numa partida com reviravolta no marcador, e garantiu a presença nos ‘oitavos’, em que irá defrontar o São João de Ver, do mesmo escalão.

Mboulou Júnior, aos sete minutos, fez sonhar o Cinfães, mas o Oliveira do Hospital concretizou a reviravolta com golos de Luís Pinheiro (14), Carreira (43) e um 'bis' de Souza, aos 49 e 75 minutos.

Apesar de se encontrar a perder por três golos, a formação cinfanense não baixou os braços e reduziu para 4-2 novamente por Mboulou Júnior, aos 84 minutos, saindo de cabeça erguida da Taça de Portugal.

 

Resultados

16 avos de final

Sexta-feira, 22 nov.

(+) Sporting (I) – Amarante (L3), 6-0

- Sábado, 23 nov.

Lusitânia (L3) - (+) São João de Ver (L3), 0-2

Alverca (II) - (+) Rio Ave (I), 2-2 (2-2 ap, 2-4 gp)

(+) Lusitano de Évora (CP) – AVS (I), 3-2

Arouca (I) – (+) Farense (I), 1-2

(+) Vitória de Guimarães (I) - União de Leiria (II), 2-0

Leixões (II) - (+) Sporting de Braga (I), 0-2

(+) Casa Pia (I) - Desportivo de Chaves (II), 3-0

(+) Benfica (I) - Estrela da Amadora (I), 7-0

- Domingo, 24 nov.

(+) Tirsense (CP) - Brito (CP), 1-0

Vila Real (CP) - (+) Gil Vicente (I), 0-2

Sporting da Covilhã (L3) – (+) Rebordosa (CP), 2-3

(+) Oliveira do Hospital (L3) – Cinfães (CP), 4-2

Famalicão (I) - (+) Santa Clara (I), 0-1

(+) Moreirense (I) - FC Porto (I), 2-1

Varzim (L3) – (+) Elvas (CP), 1-2

 

Jogos dos oitavos de final (3 a 5 de dezembro)

Sporting (I) - Santa Clara (I)

Gil Vicente (I) - Moreirense (I)

Tirsense (CP) - Rebordosa (CP)

Oliveira do Hospital (L3) - São João de Ver (L3)

Sporting de Braga (I) - Lusitano de Évora (CP)

Elvas (CP) - Vitória de Guimarães (I)

Farense (I) - Benfica (I)

Casa Pia (I) - Rio Ave (I)

 

Novembro 24, 2024 . 20:26

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right