Última Hora
Pub

Obras de Paula Rego em exposição no Museu de Aveiro

A inauguração, marcada para amanhã, às 18 horas, contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, e da presidente do Conselho de Administração da Fundação de Serralves, Ana Pinho

Aveiro tem patente a exposição de obras de Paula Rego “O Grito da Imaginação”, que apresenta peças criadas pela pintora portuguesa ao longo da sua carreira, entre as quais algumas das mais icónicas, como “A Cela”, “A Cinta” e a “série Vivian Girls”.
Integrada na programação de Aveiro 2024 - Capital Portuguesa da Cultura, a mostra, de entrada gratuita, pode ser visitada no Museu de Aveiro/Santa Joana até ao dia 19 de janeiro.
A inauguração, marcada para amanhã, às 18 horas, contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, e da presidente do Conselho de Administração da Fundação de Serralves, Ana Pinho.
“Grito da Imaginação” reúne gravuras, pinturas e desenhos, pertencentes à Coleção Serralves, que representam várias fases da carreira de Paula Rego, um dos nomes mais impactantes da arte contemporânea portuguesa, reconhecida a nível nacional e internacional.
São obras que se estendem pelas décadas de 70, 80 e 90, num arco temporal que se encerra em 2001, nas quais a artista trabalhou diferentes técnicas e abordou temáticas, nomeadamente a condição da mulher e a relação com a literatura, em particular os contos infantis, explorando o poder e a obediência; a dor física e psicológica; a vergonha e o orgulho; a violência; a solidão e a sociabilidade.
A exposição integra o Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves, que tem por objetivo tornar o acervo da Fundação acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.

Novembro 17, 2024 . 12:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right