Última Hora
Rtp traz pra frente 4 a 11 out
Pub

Associação denuncia falsa certificação de cães para viagens na cabine do avião

A Ânimas está como testemunha em alguns processos em tribunal de emissão de alegados falsos certificados de cães de assistência

O presidente da associação Ânimas denunciou hoje haver páginas na Internet a cobrar milhares de euros para emitir certificados falsos para cães e certificados multiúsos às pessoas para que os animais possam viajar na cabine do avião.

Em entrevista à Lusa, Abílio Leite antecipou o essencial da intervenção que fará na Aviation Health Conference, que vai decorrer em Lisboa na próxima segunda e terça-feira, que visa sensibilizar as companhias aéreas da necessidade de uniformizar critérios na certificação dos cães de assistência e das pessoas que os querem ter.

A Ânimas, que forma cães de assistência para pessoas com deficiência ou diversidade funcional, é uma das duas únicas entidades habilitadas em Portugal a emitir certificados a cães de assistência ou guia, que se destinam a pessoas com deficiência ou diversidade funcional.

Em Portugal esta condição “é confirmada por um atestado multiúsos que indique uma taxa de incapacidade superior a 60% da pessoa a quem foi atribuído o cão”, indicou o dirigente.

Segundo o responsável, a Ânimas recebe por ano “cerca de 100 pedidos de emissão de certificados de cães de assistência”, uma realidade que se estende “dos que estão dispostos a pagar o que for preciso para ter o cão na cabine aos que não conhecem o regulamento”.

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right