Alto-comissário da ONU implora à comunidade internacional que atue
O alto-comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Türk, implorou hoje à comunidade internacional que atue “com determinação” para prevenir “um conflito mais vasto no Médio Oriente”, alertando para o risco de consequências “devastadoras” para os civis.
“Imploro a todos os Estados, incluindo os membros do Conselho de Segurança [das Nações Unidas], que atuem com determinação para evitar um conflito mais vasto no Médio Oriente com consequências potencialmente devastadoras para os civis”, lê-se numa curta declaração divulgada pelo seu gabinete, com sede em Genebra, Suíça.
Num breve comentário sobre a escalada das tensões no Médio Oriente, à luz do ataque da véspera levado a cabo pelo Irão contra Israel, com o lançamento de mísseis, como resposta aos bombardeamentos do exército israelita no Líbano, Volker Türk diz ser “vital” que os Estados “utilizem as suas vozes e influência para levar as partes beligerantes à mesa das negociações para pôr termo a esta situação”.
Na terça-feira, o secretário-geral da ONU condenou o alargamento do conflito no Médio Oriente “com escalada após escalada” e apelou a um cessar-fogo imediato após o Irão atacar Israel com mísseis.
O apelo do alto-comissário para os Direitos Humanos da ONU junta-se ao de muitas capitais, que exortam as partes a pôr fim à escalada de violência no Médio Oriente.