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Aparelhos auditivos e planos de saúde são as maiores queixas dos idosos

No Dia Internacional do Idoso, a Direção-Geral do Consumidor insiste na utilização dos centros de arbitragem de conflitos de consumo, que ajudam a resolver litígios de forma gratuita ou a custos reduzidos

As vendas de aparelhos auditivos, planos de saúde e purificadores de água são as que mais lesam os consumidores idosos, segundo a Direção-Geral do Consumidor, que apela ao recurso aos centros de informação e de resolução de conflitos.

Num comunicado hoje divulgado, quando se assinala o Dia Internacional do Idoso, a Direção-Geral do Consumidor (DGC) chama a atenção para a importância de proteger e empoderar os cidadãos mais velhos, alvos mais fáceis de burla.

A DGC alerta ainda para a importância das Entidades de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo (RAL) e dos Centros de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC), serviços que integram o Sistema de Defesa do Consumidor e aos quais muitos idosos recorrem para pedir informação ou ajuda para resolver conflitos de consumo.

Entre os temas mais frequentes estão as vendas de aparelhos auditivos, de planos de saúde e de equipamentos purificadores de água, bem como os contratos de telecomunicações e de fornecimento de eletricidade.

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