Última Hora
Pub

Nepal regista 200 mortos em três dias devido a cheias e inundações

Um balanço anterior, divulgado ao início da manhã, dava conta de 193 mortos e várias dezenas de pessoas desaparecidas.

As inundações e os deslizamentos de terra causados por chuvas torrenciais que atingiram o Nepal, especialmente a capital, Katmandu, já provocaram pelo menos 200 mortos, anunciou hoje o Ministério do Interior nepalês.

Muitas das mortes ocorreram em Katmandu, que sofreu fortes chuvas, inundando grande parte do sul da capital, onde pelo menos três autocarros com destino a Katmandu, que tinham ficado presos em engarrafamentos numa autoestrada a sul da cidade, foram soterrados por um deslizamento de terras que matou pelo menos 35 pessoas.

Os esforços de busca e salvamento estão a ser intensificados, tendo o exército nepalês indicado já terem sido realizadas mais de quatro operações de retirada de pessoas, nomeadamente com recurso a helicópteros, lanchas e botes salva-vidas.

“A nossa prioridade é a busca e o salvamento, incluindo das pessoas que estão presas nas estradas”, disse o porta-voz do Ministério do Interior, referindo que estão a ser usados bulldozers e outras máquinas de escavação para limpar as estradas.

As três autoestradas que ligam a capital ao resto do país foram bloqueadas por deslizamentos de terras e esta paralisação da rede rodoviária já começou a provocar escassez de produtos hortícolas na capital e aumentos significativos dos preços.

Grandes zonas do leste e do centro do país foram atingidas por cheias desde sexta-feira, tal como distritos inteiros de Katmandu.

De acordo com o Departamento de Hidrologia e Meteorologia, uma estação do aeroporto de Katmandu registou 240 milímetros de chuva, o nível mais elevado desde 2002.

O Governo nepalês anunciou o fecho de escolas e universidades no país durante três dias.

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right