Última Hora
Rtp traz pra frente 4 a 11 out
Pub

Agência deteta interferência estrangeira com recurso a IA nas eleições dos EUA

As autoridades dos Estados Unidos admitem que estão a monitorizar ações oriundas do Irão e da Rússia que usam Inteligência Artificial para interferir nas eleições de novembro

As autoridades norte-americanas anunciaram que estão a monitorizar agentes estrangeiros, incluindo da China, Rússia e Irão, que usam Inteligência Artificial (IA) para interferir nas eleições presidenciais de novembro.

Para o Centro de Influência Maligna Estrangeira (CI), há agentes estrangeiros que estão a recorrer a IA para interferir nas eleições presidenciais norte-americanas, marcadas para novembro, apesar de não haver evidência de que esta tecnologia tenha revolucionado a prática de interferência.

O risco para as eleições nos EUA de fontes estrangeiras com capacidade de gerar mensagens de IA existe”, conclui a agência, num comunicado divulgado na segunda-feira, admitindo que essa prática ainda não foi concretizada por receio de os agentes serem facilmente detetados.

As autoridades dos Estados Unidos admitem que estão a monitorizar ações oriundas do Irão e da Rússia e que este último foi quem gerou a maior parte do conteúdo de IA relacionado com o processo eleitoral norte-americano.

Esses conteúdos incluem mensagens geradas por IA sobre figuras proeminentes dos EUA e são consistentes com os esforços mais amplos da Rússia para impulsionar a candidatura do ex-Presidente Donald Trump e de denegrir a vice-Presidente, Kamala Harris, e o Partido Democrata.

A estratégia passa, essencialmente, por produzir narrativas conspirativas, denuncia a agência, que também detetou a prática de incentivar a polarização política entre o eleitorado norte-americano.

As autoridades norte-americanas também detetaram interferência por parte da China, que “está a utilizar a IA em operações de influência mais amplas que procuram moldar a visão global de Pequim e amplificar questões políticas divisórias nos EUA”, mais do que tentar influenciar o resultado das eleições presidenciais que se realizam no dia 05 de novembro.

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right