Última Hora
Rtp traz pra frente 4 a 11 out
Pub

Ficaram 21 vagas por preencher na Universidade de Aveiro ao fim das duas fases de colocação

A academia aveirense vai agora decidir se lança uma terceira fase do concurso de acesso ao ensino superior. Amanhã, no âmbito do programa de acolhimento, realiza-se um piquenique na alameda do Campus de Santiago

Um total de 21 vagas não foi preenchido pela Universidade de Aveiro (UA) ao fim das duas primeiras fases do concurso nacional de acesso ao ensino superior, revelam números agora disponibilizados pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES). Cada instituição tem a autonomia de decidir, para cada um dos seus cursos, sobre a abertura da terceira fase do concurso. A nível nacional, ficaram por ocupar 3.728 vagas na segunda fase.
No caso da UA (que engloba ainda o Instituto Superior de Contabilidade e Administração, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, a Escola Superior de Saúde e a Escola Superior de Design, Gestão e Tecnologias da Produção, em Oliveira de Azeméis), as últimas tabelas divulgadas pela DGES mostram que a segunda fase do concurso contou com 325 vagas disponíveis: 203 sobrantes da primeira fase, 120 vagas de recolocação (libertadas por candidatos colocados e matriculados na primeira fase que foram colocados na segunda fase) e duas vagas adicionais. Contas feitas, foram colocados 304 novos estudantes.
Os números globais do concurso de acesso indicam que à segunda fase se apresentaram 19.644 candidatos, tendo sido disponibilizadas 9.659 vagas, às quais acresceram 2.011 vagas de recolocação e outras 87 vagas adicionais, o que perfaz um total de 11.757 lugares. Foram colocados 8.029 alunos, sobrando 3.728 vagas. Os lugares colocados a concurso na terceira fase são divulgados no próximo dia 23. Para os estudantes agora colocados, a matrícula é realizada entre o dia de amanhã e a próxima quarta-feira.
De acordo com a DGES, quatro instituições públicas de ensino superior preencheram a totalidade das suas vagas: ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e Escola Superior de Enfermagem do Porto. No polo oposto situa-se o Instituto Politécnico de Bragança, com 818 vagas não ocupadas.

Programa de acolhimento
A UA vai dar as boas-vindas aos seus mais de de dois mil novos alunos com um grande piquenique na alameda do Campus de Santiago marcado para amanhã. «A iniciativa, que é já uma tradição na academia de Aveiro, visa proporcionar um ambiente descontraído e acolhedor para que os caloiros possam conviver com colegas e professores», refere a instituição, que preparou um programa de acolhimento que se prolonga até ao próximo dia 21.
Amanhã, a partir das 12.45 horas, acontece a sessão oficial de boas-vindas com a presença do reitor Paulo Jorge Ferreira, de Wilson Carmo, presidente da Associação Académica, e de Margarida Lopes, ministra da Juventude e Modernização. Ainda nesse dia realiza-se a primeira emissão da RIA - Rádio Universitária de Aveiro (através das redes sociais Instagram e Facebook), a par com o lançamento do “site” oficial e “app mobile”.
Do programa de acolhimento, destaque, ainda, para uma conversa sobre saúde mental com o psiquiatra Júlio Machado Vaz, na próxima quarta-feira, e para um passeio de bicicleta até à praia da Barra no sábado.

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right