Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Empresa promotora do Mundial de MotoGP ameaça retirar GP de Portugal


Quinta, 30 de Março de 2023

A Dorna, a empresa promotora do Mundial de MotoGP, ameaçou retirar o Grande Prémio de Portugal do calendário de provas, caso a situação do cascalho das escapatórias do Autódromo Internacional do Algarve (AIA) não seja alterada.
Em entrevista à revista alemão Speedweek, o espanhol Carmelo Ezpeleta disse que, "a menos que o estado das camadas de cascalho mude completamente, não haverá corrida de MotoGP [no Algarve] no próximo ano".
Em causa, está o tamanho das pedras usadas na gravilha que preenche as escapatórias do circuito algarvio e que serve para fazer reduzir a velocidade dos veículos que saiam de pista ou dos pilotos que caiam.
No entanto, o tamanho das pedras tem provocado críticas dos pilotos de MotoGP desde 2022, por considerarem que são demasiado grandes e que provocam lesões aos pilotos que caem.
“Com a situação atual, que tem feito muitas vítimas, Portimão não terá lugar no calendário em 2024. Temos pedidos suficientes de outros países e circuitos. Deixei isso bem claro aos [organizadores] portugueses", afirmou Ezpeleta à Speedweek.
De acordo com a publicação alemã, a Dorna exigiu que a situação fosse reparada antes da corrida do Campeonato do Mundo de Superbikes (29 de setembro a 01 de outubro).
Carmelo Ezpeleta afirmou que se não forem reparadas as “armadilhas de cascalho em conformidade com os regulamentos”, o AIA não receberá a homologação Grau A em 2024, que permite acolher as provas de MotoGP.
“Assim, não poderão ser incluídos no calendário”, sublinhou.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu