Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Moreira da Silva promete estar “totalmente focado” em novo cargo da ONU nos próximos anos


Quinta, 23 de Março de 2023

O ex-candidato à liderança do PSD Jorge Moreira da Silva assegurou hoje que nos próximos anos irá estar “totalmente focado” no cargo das Nações Unidas para o qual foi hoje nomeado. “É com alegria e sentido de responsabilidade que acolho a decisão hoje anunciada pelo Secretário-Geral das Nações Unidas de me nomear, na sequência de um concurso público internacional, Diretor Executivo da UNOPS (Agência da ONU para as infraestruturas e gestão de projetos) e Secretário-Geral-Adjunto das Nações Unidas (Under Secretary-General)”, afirmou o antigo vice-presidente do PSD, em comunicado.
Segundo Moreira da Silva, tratou-se de “um processo competitivo”, ao qual concorreu individualmente. “Estarei, nos próximos anos, totalmente focado nesta missão de liderar, no terreno, a construção e a gestão das infraestruturas essenciais ao desenvolvimento sustentável, à segurança e paz, e ao combate às desigualdades e às alterações climáticas”, assegurou.
Em abril do ano passado, o antigo dirigente do PSD anunciou a sua demissão das funções de Diretor da Cooperação para o Desenvolvimento, na OCDE, cargo que ocupava desde 2016, para se candidatar à liderança do PSD, cargo que disputou e perdeu para Luís Montenegro, no final de maio.
Jorge Moreira da Silva é professor catedrático convidado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Professor Convidado no Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po) e Senior Advisor da ONG norte-americana Fourth Sector Group. É, igualmente, presidente do think-tank Plataforma para o Crescimento Sustentável (PCS), que fundou em 2011.
O anúncio do nome de Jorge Moreira da Silva, que substituirá o dinamarquês Jens Wandel, foi anunciado pelo secretário-geral da ONU, António Guterres.
Antes de ingressar na OCDE, Moreira da Silva, que é licenciado em Engenharia Eletrotécnica (área de Energia), foi ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia entre 2013 e 2015 e, entre 2003 e 2005, foi secretário de Estado da Ciência e Ensino Superior e secretário de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território, além de deputado e deputado europeu.
O UNOPS é um órgão operacional das Nações Unidas, cujo objetivo é ajudar diferentes parceiros a implementar projetos de ajuda humanitária, desenvolvimento e construção da paz, nos contextos mais complexos do mundo, mediante práticas sustentáveis.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu