Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Região: SEDES quer debater Linha do Vouga até Ílhavo


RC Sexta, 24 de Março de 2023

O núcleo de Aveiro da SEDES - Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, que tem como presidente Alberto Souto, ex-líder do município, vai dedicar o sábado a refletir sobre mobilidade e um dos temas em discussão é o futuro da Linha do Vouga e a sua eventual extensão, entrando na cidade e alargando-se a Ílhavo.
O Plano Ferroviário Nacional (PFN) assinala que «as características técnicas desta linha e do material circulante moderno aproximam a Linha do Vouga de um sistema de ferrovia ligeira». «Isto levanta a oportunidade de, nas extremidades, nomeadamente em Aveiro, a Linha do Vouga servir como o embrião de um sistema de mobilidade urbana que possa penetrar na cidade e ligar diretamente vários destinos no centro da mesma», lê-se no documento.
Para a SEDES, este é o ponto de partida para o debate sobre o modelo em que deve assentar a reabilitação da linha. «O PFN admite a possibilidade de ela se estender para o centro urbano de Aveiro. Será que não faz igualmente sentido que ela vá até Ílhavo, conectando o Parque de Ciência e Inovação, e todos os polos da Universidade de Aveiro (Oliveira de Azeméis, Águeda e Aveiro) e construindo novas estações onde a dinâmica do território assim o justifique?», questiona Alberto Souto.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu