Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Aveiro: «Constituir uma associação de estudantes é um direito»


Terça, 07 de Março de 2023

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e o Conselho Nacional de Juventude (CNJ) apresentaram, ontem, na Escola Secundária Dr. Mário Sacramento, em Aveiro, a campanha nacional “Associa-
-te”, contando com a presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia.
Tendo por base o Plano Nacional de Incentivo ao Associativismo Estudantil, esta ação visa a mobilização e sensibilização dos alunos de estabelecimentos do ensino básico e secundário para a importância da participação e cidadania, em particular do associativismo estudantil, através da divulgação de recursos informativos num “road show” que irá percorrer, durante este mês, escolas dos 18 distritos nacionais.
“Associa-te” pretende estimular a criação de associações de estudantes e respetiva dinamização, contribuindo para a coesão e desenvolvimento do meio estudantil, bem como para o enriquecimento pessoal e social com a promoção de competências de cidadania participativa.
A sessão de ontem juntou, perante uma plateia de meia centena de alunos, além do secretário de Estado, representantes de associações locais, como por exemplo a Agora Aveiro (Nuno) ou a Erasmus Student Network (Lara), a quem se juntou um ex-
-dirigente de uma associação de estudantes de uma escola secundária (Hugo) - os três foram unânimes em defender a importância de uma participação associativa e o pertinente que pode ser a participação jovem nos mais variados setores da sociedade. Também deixaram claro que a criação de uma associação, por norma tendo por base uma confluência de ideias e ideais, é um direito e do qual não se deve abdicar.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu