Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Papa retira casas gratuitas ou baratas para religiosos e altos funcionários


Quarta, 01 de Março de 2023

O Papa Francisco ordenou a eliminação da renda gratuita ou económica de casas pertencentes à Santa Sé a cardeais, bispos e outros altos dirigentes no Vaticano, divulgaram hoje vários meios de comunicação.
A decisão do Papa surgiu no final de uma audiência com o novo prefeito da Secretaria da Economia do Vaticano, o espanhol Maximino Caballero, em 13 de fevereiro.
Nesta ocasião Francisco pediu “que mais recursos sejam destinados e reservados para a Sé Apostólica, aumentando também os rendimentos da gestão de ativos imobiliários", lê-se no documento publicado pelo portal Messainlatino.it.
O Papa decidiu assim "suprimir alojamento gratuito e vantajoso para cardeais, chefes de departamentos, presidentes, secretários, subsecretários, executivos, auditores e outros, do Tribunal da Roma Rota, dos edifícios pertencentes às instituições curiais e dos órgãos que pertençam à Santa Sé", sublinha o documento. "Os órgãos proprietários (dos bens imóveis) devem aplicar aos sujeitos mencionados os mesmos preços aplicáveis aos que não têm imóvel na Santa Sé ou no Estado da Cidade do Vaticano", segundo o documento.
Este ainda especifica também a necessidade de se pagar, de acordo com as tarifas existentes, o alojamento na "Domus Santa Marta", a residência dentro do Vaticano onde vive o Papa e que muitos prelados, mas também visitantes, por vezes usam como hotel sem pagar.
No documento refere-se que os contratos atualmente estipulados vão continuar até ao seu termo e depois serão aplicadas as novas rendas.
Da mesma forma, o Papa estabeleceu que qualquer alteração a este regulamento deverá ser autorizada diretamente por si.
Também no documento, o Papa elimina as “contribuições para habitação”, suplementos que são pagos para fazer face à renda.
Os ativos imobiliários da Santa Sé administrados pela APSA em Itália consistem em 4.051 propriedades no país e cerca de 1.120 no estrangeiro, sem incluir as suas embaixadas.
Em Itália, o Vaticano é dono de aproximadamente 1,6 milhão de metros quadrados e apenas 15 por cento são destinados para o mercado livre, 30% destes tem rendas subsidiadas para funcionários, reformados e outras formas de auxílio e os 55% restantes para fins institucionais ou em regime de empréstimo gratuito, como para escolas ou universidades.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu