Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Detido em Espanha suspeito de enviar cartas com explosivos a embaixadas e Sánchez


Quarta, 25 de Janeiro de 2023

A polícia espanhola deteve hoje um homem de 74 anos na região de Castela e Leão suspeito de ter enviado cartas com explosivos a embaixadas e membros do Governo em novembro e dezembro do ano passado.
O homem foi detido na localidade de Miranda de Ebro, Burgos, norte de Espanha, e é o único suspeito de ser o autor do envio das cartas com material pirotécnico, disseram fontes da Polícia Nacional, citadas pelos meios de comunicação social espanhóis.
O detido é um reformado de 74 anos, disseram as mesmas fontes, sem darem mais detalhes.
Seis cartas com material explosivo foram enviadas em Espanha, no final de novembro e início de dezembro, às embaixadas da Ucrânia e dos Estados Unidos em Madrid, ao primeiro-ministro, Pedro Sánchez, à ministra da Defesa, Margarita Robles, a um centro de satélites instalado numa base militar e a uma empresa de armamento.
Um homem ficou ferido sem gravidade na embaixada da Ucrânia em Madrid devido à explosão do artefacto que estava dentro do envelope.
Nos restantes casos, não houve feridos e as cartas foram intercetadas por serviços de segurança antes de serem abertas.
Logo na altura, as autoridades espanholas disseram que as características dos envelopes e o conteúdo (material explosivo usado habitualmente na pirotecnia) eram similares em todos os casos.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu