Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Região de Aveiro: Moliceiro e carpintaria naval da ria inscritos como Património Imaterial


Sexta, 16 de Dezembro de 2022

O barco moliceiro e a arte da carpintaria naval de Aveiro foram inscritos no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, como registo de salvaguarda urgente, segundo a­nún­cio publicado ontem em Diário da República. A inscrição foi feita sob proposta do Departamento de Museus, Monumentos e Palácios da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).
Em comunicado, a DGPC indicou reconhecer «a necessidade de salvaguarda urgente a este saber-fazer, que atualmente é apenas praticado de forma regular por cinco mestres construtores e por um pintor de moliceiros, [sediados] nos concelhos de Estarreja e Mur­tosa, não se tendo consegui­do atrair novos aprendizes nos anos mais recentes».
De acordo com o anúncio, a inscrição tem em con­ta «as atuais caraterísticas do contexto de transmissão do saber-fazer, que acarreta riscos passíveis de comprometerem a sua continuidade». Foram também critérios para a medida «a importância da manifestação enquanto reflexo da identidade da comunidade, grupos e indivíduos que a praticam e se encontram associados», bem como «a importância da sua dimensão histórica, social e cultural na área territorial em que se insere».

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu