Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Primeira-ministra escocesa respeita decisão do Supremo mas insiste na independência


Quarta, 23 de Novembro de 2022

A primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, afirmou hoje respeitar a decisão do Supremo Tribunal britânico de negar o direito de legislar a organização de um segundo referendo, mas afirma que a voz dos nacionalistas “não será silenciada”.
"Embora desapontada, respeito a decisão do Supremo Tribunal do Reino Unido - ele não faz lei, apenas a interpreta”, reagiu através da rede social Twitter.
A líder do Partido Nacional Escocês (SNP) considera que o problema está na lei da autonomia escolas, a qual considera que "expõe como mito qualquer noção do Reino Unido como uma parceria voluntária”.
"A democracia escocesa não será impedida. O Governo atual bloqueia um caminho para a voz da Escócia ser ouvida sobre a independência - mas numa democracia a nossa voz não pode e não será silenciada”, acrescentou, remetendo para mais tarde uma declaração completa.
O Tribunal Supremo do Reino Unido decretou hoje que o parlamento regional escocês não pode legislar a realização de um segundo referendo sobre a independência da província britânica a pedido do governo autónomo.
Numa sentença lida pelo presidente do tribunal de tribunal de última instância [equivalente ao Tribunal Constitucional em Portugal], Robert Reed, disse que "o parlamento escocês não tem o poder de legislar para um referendo sobre a independência da Escócia".
O coletivo de juízes confirmou por unanimidade que as questões de soberania estão reservadas ao parlamento de Westminster em Londres, de acordo com a Lei da autonomia da Escócia de 1998.
"A Lei da Escócia confere ao Parlamento escocês poderes limitados. Em particular, o Parlamento escocês não tem poderes para legislar em relação a assuntos que estão reservados ao Parlamento do Reino Unido em Westminster”, explicou Reed.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu