Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

“Há Festa na Aldeia” regressa aos moinhos de Ul


Domingo, 02 de Outubro de 2022

Prossegue, hoje, no principal núcleo do Parque Temático Molinológico (PTM) de Oliveira de Azeméis, a edição deste ano do “Há Festa na Aldeia” de Ul. O evento é realizado pela ADRITEM - Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria e pela APTM - Associação do PTM e, como salientou Joaquim Jorge, presidente da Câmara das Terras de La Salette, na abertura de ontem, é uma iniciativa que «afirma a ruralidade» presente no concelho, usando-a como fator de afirmação do território.
«Permite a representação dos nossos usos e costumes, das nossas tradições e dos ofícios de antigamente», sumariou o autarca, com nota de que também é uma oportunidade para destacar o artesanato local e regional e palco para momentos culturais e para convívio gastronómico.
Ainda valorizou o facto do “Há Festa na Aldeia” desenrolar-se em pleno Parque Molinológico, que – acentuou – é um «lugar aprazível» e que conta com «o maior acervo de moinhos requalificados».
Teresa Pouzada, diretora-executiva da ADRITEM, sublinhou a importância do regresso do “Há Festa na Aldeia” em formato de «grande evento». Recordou que a pandemia forçou a que em 2020 se fizesse apenas um evento de evocação das anteriores edições e que no ano passado se apostasse num «pequeno momento» feito de artesanato e de Oficinas do Pão de Ul, que até foram «muito concorridas».
Embora este ano a iniciativa não tenha podido ir aos núcleos molinológicos de Loureiro e de Travanca, por estarem a decorrer obras de melhoramento, destacou o programa em curso, com «a volta do Palco no Rio» e com «a valorização das tradições rurais» e do património ligado ao mundo rural.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu