Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Espinho é palco para o “Cor(p)o Metropolitano”


Domingo, 02 de Outubro de 2022

Espinho recebe, hoje, pelas 21.30 horas, a estreia do espetáculo “Cor(p)o Metropolitano”, que, após reunir várias coletividades em atuações de caráter apenas municipal, junta histórias, rivalidades e partilhas de 350 pessoas de 17 concelhos numa única performance coletiva.
O projeto da Área Metropolitana do Porto (AMP) teve início em 2021 com o programa “Mater 17”, mas, devido a restrições ainda relacionadas com a pandemia, só este ano reuniu todos os participantes para se apresentar pela primeira vez ao público com cantores e “performers” dos 9 aos 90 anos de idade.
A AMP diz que o que se irá ver na Praça Progresso, em Espinho, é «um espetáculo único» e de entrada livre, que, a partir do trabalho vocal e da prática artística colaborativa, visa «promover o sentido identitário e o sentimento de pertença a um território comum».
Mauro Rodrigues é o coordenador do projeto e, referindo que os primeiros 17 espetáculos individuais só foram possíveis «com a ajuda de suportes vídeo e o entusiasmo de todos os participantes», dá por cumprido o objetivo de juntar essas 350 vozes «num mesmo palco», após um processo de construção coletiva que culminou na criação de nove temas originais a partir de histórias e tradições locais.
Uma dessas composições nasceu da reflexão de 27 cantores de Oliveira de Azeméis, selecionados a partir de convites que a autarquia dirigiu a associações, como o rancho folclórico “Cravos e Rosas”.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu