Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Mealhada: Homem de 86 anos burlado em 12 mil euros em Ventosa do Bairro


Terça, 16 de Agosto de 2022

 Um sénior, de 86 anos, residente na Travessa da Alegria, em Ventosa do Bairro, no concelho da Mealhada, foi burlado em cerca de 12 mil euros, na manhã da passada quin­ta-feira. A situação preocupa as autoridades que não se cansam de alertar para que, nestas situações, as pessoas não abram a porta a estranhos e não acreditem na informação de que as notas, seja de que valor for, tenham que ser trocadas.
Eram cerca das 10.30 horas do passado dia 11, quan­do um carro estacionou junto à habitação de Avelino Lopes, em Ventosa do Bairro. «Batem à porta e eu vim à rua, depois do senhor dizer que precisava de uma informação. Começou a mostrar-me notas de 10, 20 e 50 euros, a dizer-me que iam desaparecer», recordou o sénior, garantindo que lhe disse que «não queria saber nada disso».
Mas o homem insistiu: «Somos da Polícia Judiciária e temos que saber as notas que tem, não só as suas, mas as de toda a gente, porque têm que ser recolhidas». «Há-de ver quantas notas tem», continuou, levando Avelino Lopes a entrar dentro de casa, episódio que aconteceu por duas vezes, enquanto falavam.
O homem, segundo descrição do burlado, «era alto e tinha cerca de 50 anos». A acompanhá-lo estava outra pessoa – não se sabendo se homem ou mulher – que, alegadamente, conduzia um Opel Astra de cor verde.
Confuso com o que estava a acontecer, Avelino Lopes voltou a entrar em casa, pela terceira vez, afirmando desconhecer quantas notas tinha em casa. «Dirigi-me ao quarto e comecei a mexer no casaco, não me apercebendo que o homem tinha também entrado. Quando me virei, deparo-me com ele a perguntar-me se era ali que tinha o dinheiro», conta, emocionado, Avelino Lopes, recordando que ao mesmo tempo que lhe tirava o dinhei­ro do casaco, «o homem foi à cómoda e colocou tudo o que lá estava – cerca de 12 mil euros em notas – no lado direito do bolso das calças». «As poupanças de toda uma vida foram embora», lamentou.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu