Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Director: 
Adriano Callé Lucas

8ª Avenida mostra “Boa Embalagem, Boa Vida” até ao próximo dia 22


sábado, 14 maio 2022

Desde ontem e até ao próximo dia 22, o shopping 8ª Avenida, em São João da Madeira, apresenta a exposição “Boa Embalagem, Boa Vida”, da Tetra Pak, que promove uma alimentação e estilo de vida saudáveis, aliados à importância da preservação da natureza.


Destinada a famílias e escolas do 1.º, 2.º e 3.º ciclos, apresenta os momentos da cadeia de produção e das etapas dos alimentos: “A Quinta”, “O Supermercado”, “O Ecoponto” e “A Cidade”.


Quais os melhores alimentos para uma dieta alimentar equilibrada? Qual o impacto da alimentação na nossa saúde? Qual o estilo de vida para proteger o ambiente? Dá respostas a estas e a outras questões.


A aventura começa na “Quin­ta”, onde as crianças ficam a conhecer a origem dos alimentos, fazendo a recolha de frutos das árvores, legumes e leite de vaca. Depois, têm a missão de levar os produtos ao “Supermerca­do” e colocá-los nos respectivos expositores. No final destas duas etapas, recebem uma embalagem Tetra Pak, que lhes permite seguir para o próximo módulo.


No “Ecoponto”, aprendem a colocar a embalagem no local de reciclagem correcto. De seguida, podem participar num jogo interactivo para aprenderem como reciclar materiais. Conseguindo responder correctamente às questões, recebem uma árvore para utilizar no módulo final. Na última fa­se, os participantes plantam a sua árvore no jardim da “Cida­de” sustentável. Também têm ao dispor um atelier de reciclagem e ainda um espaço dedicado a “workshops” e um painel com informação sobre as características das embalagens.


Responsável pela área de sustentabilidade na Tetra Pak Ibéria, Ingrid Falcão considerou que investir na formação e sensibilização dos mais pequenos “é investir no futuro do planeta”, pelo que a empresa “continua empenhada em suscitar práticas conscientes e que respeitem o meio ambiente”.


Sérgio Queirós, director do 8ª Avenida, sublinhou a importância de “sensibilizar as famílias da região para a adopção de hábitos e comportamentos eco-conscientes, que levem em con­ta tanto a sua saúde como a dos outros, e ainda a do Planeta”.


Informou que, no shopping sanjoanense, “a sustentabilidade vai além do ambiente”, enfatizando que “o principal propósito passa não só pela preservação do meio, ou pela reciclagem, mas também pelo reforço da comunidade com iniciativas que sensibilizem, motivem e movam as pessoas no sentido de seguirem as melhores práticas”.


Assinalou a abordagem de “temas de extrema relevância para a sociedade, tais como o Dia do Síndrome de Down ou o Dia do Autismo”, visando que os públicos “apoiem e melhor compreendam estas problemáticas”.


Na área cultural, Sérgio Queirós enumerou a parceria com a Câmara de São João da Madeira para a campanha “Poesia à Mesa” e anunciou o arranque de “uma acção relacionada com a moda sustentável”: a “Re-Fashion”, que “visa a sensibilização para a moda consciente e para a importância de darmos uma segunda vida às nossa peças de roupa, se possível, ajudando quem mais precisa”.


Shopping alcançará os volumes de negócio da pré-pandemia

Face à “redução dos condicionalismos pandémicos”, o director do 8ª Avenida disse estar confiante “no caminho ascendente em termos do aumento de visitas ao centro comercial”. Considerou que as pessoas “voltam a estar mais disponíveis e confortáveis” para viver os momentos de lazer e de compras. “Tudo faremos para que a sua experiência no nosso espaço seja a melhor possível”, disse, crente de que o shopping alcançará os volumes de negócio da pré-pandemia. Sérgio Queirós prometeu ainda para este ano “algumas novidades”, que - sublinhou - poderão leva a um aumento no número de visitantes. 

Leia a notícia completa na edição em papel.